Semana Santa - Porto e Braga são os destinos mais procurados

O Porto e Braga são dos destinos turísticos portugueses mais procurados na Semana Santa, mas com motivações «diferentes», pois a capital do Minho é «a Meca» do turismo religioso, enquanto o Porto é procurado para «férias curtas de lazer».

~O responsável pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Marco Sousa, refere que o perfil do turista que procura o Porto «não se altera na Páscoa», enquanto em Braga há um «perfil vincado» de visitantes movidos pelas solenidades da Semana Santa, que atrai quase 30% do turismo anual da capital do Minho.

Quanto ao setor hoteleiro, para a Semana Santa de 2014 há «boas perspetivas», segundo aponta o presidente da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT), Rodrigo Barros, com taxas de ocupação hoteleira acima dos 75% em ambas as cidades.

«O último estudo do perfil do turista em Braga, realizado na Semana Santa de 2012, revelou que quase 30% dos turistas que visitaram Braga o fizeram por motivações religiosas», realça Marco Sousa.

Segundo aquele estudo, 71,3% dos turistas que visitaram Braga referiram as três procissões religiosas (Nossa Senhora da Burrinha, a Ecce Homo e o Enterro do Senhor) como «o motivo» da viagem.

«Para o Porto não há nenhum estudo específico para esta data porque não há indícios de que o perfil do visitante se altere na Páscoa. Essencialmente, o Porto é muito procurado nesta semana para férias curtas de lazer, cultura e descanso», explica Marco Sousa.

O setor hoteleiro é um dos que mais beneficia com os fluxos do turismo na Páscoa e as expectativas para 2014 apontam números superiores aos de 2013.

«As perspetivas são boas. Os empresários estão confiantes de que será uma Páscoa igual à de 2013, talvez um bocadinho melhor», afirma Rodrigo Santos.

Segundo este responsável, as perspectivas da APHORT é que em Braga a taxa de ocupação se situe entre «os 75% e os 90%» e no Porto, onde o lazer é «a vertente mais forte», as estimativas indicam uma taxa de ocupação «de 80%».

O estudo do TPNP aponta, ainda, que 51,6% dos turistas em Braga na Semana Santa são portugueses, mas revela presença de visitantes de países como Israel, Moçambique, China ou Checoslováquia, embora o turista estrangeiro em Braga seja «maioritariamente» espanhol.

No Porto também não faltam turistas nacionais e Rodrigo Barros acredita mesmo, pelos contactos feitos com empresários do setor, que este ano a presença de portugueses «vai aumentar um bocadinho» nesta cidade.

Quanto ao mercado estrangeiro, o Porto atrai também espanhóis, bem como brasileiros, franceses, alemães e ingleses, diz Rodrigo Santos.


Conteúdo Recomendado