Semana da Leitura na Guarda inicia-se hoje

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda, promove a Semana da Leitura com diversas iniciativas ligadas à promoção do livro e da leitura junto das escolas do concelho.

A iniciativa, a realizar de hoje a dia 20, integra uma experiência de leitura que explora os sentidos, um espetáculo de teatro, um ateliê de leitura em voz alta, leitura de contos e a entrega de prémios aos vencedores do V Concurso de Contos.

Segundo a BMEL, a Semana da Leitura começa com a atividade “Ponto por Ponto Lê-se o Conto!!”, que permite “uma experiência de leitura que explora os sentidos, através do cheiro, dos sabores, dos sons e das texturas”.

A partir da história “O Livro Negro das Cores”, de Menena Cottin, as crianças são levadas a descobrir o mundo das pessoas invisuais e a perceber o sistema de escrita Braille, indica a fonte, referindo que a iniciativa tem o apoio da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.

A atividade vai decorrer nas Bibliotecas Escolares do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do concelho da Guarda, hoje e dias 18, 19 e 20.

A Associação Artística Andante apresenta hoje na Sala Tempo e Poesia da BMEL o espetáculo de teatro e de promoção da leitura “Quem quer ser Saramago”.

O espetáculo “representa uma viagem contra a crueldade, a humilhação e a mentira, guiada pela ‘voz’ e pela obra do único Nobel de literatura da Língua Portuguesa [José Saramago], com destino a um mundo mais digno, justo e verdadeiro”, é explicado.

No dia seguinte, Cristina Paiva irá orientar o ateliê “A leitura em voz alta”, destinado a animadores, técnicos de biblioteca, educadores de infância, estudantes, professores, atores, entre outros.

Segundo a BMEL, trata-se de uma ação, a realizar das 9h30 às 17 horas, que pretende abordar as técnicas da leitura em voz alta (trabalho de corpo e voz, postura, respiração, colocação de voz e dicção), oferecendo algumas “ferramentas” para tornar a leitura de um texto “num momento de prazer para quem lê e para quem ouve”.

Nos dias 18 e 19, na Sala do Conto da BMEL, serão contados contos para miúdos e graúdos, pela contadora de histórias Bru Junça.

Pelas 18 horas do dia 18, haverá um momento em que as histórias são contadas para pais e filhos, anunciam os promotores.

A Semana da Leitura na Guarda encerra no dia 20, pelas 10h30, na Sala Tempo e Poesia da BMEL, com a cerimónia de entrega de prémios do V Concurso de Contos – Palavras do Mundo, aos vencedores de cada ano de escolaridade.

O concurso, realizado com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares, destinou-se aos alunos do 4.º, 6.º e 9.º anos das escolas do concelho da Guarda.


Conteúdo Recomendado