Semana Africana na Covilhã

A 5.ª edição da Semana Africana 2023 realiza-se na Covilhã (Portugal) entre o Centro da Cidade e a Universidade da Beira Interior, de 23 a 29 de maio.

A realização da Semana Africana integra o Plano de Ação da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO em Design e é uma organização conjunta do Município da Covilhã, das entidades moçambicanas QuaQua Design e AKINO, bem como do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INIC), tendo ainda como parceiros a Universidade da Beira Interior (UBI), no âmbito da Vice Reitoria para o Ensino e da Vice Reitoria para a Responsabilidade Social, e o seu Núcleo de Estudantes de Design de Moda (ModUBI).

Além da Lusofonia, esta iniciativa centra-se no tema específico «Herança», contando com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa e o apoio de entidades empresariais ligadas à criatividade e ao design, nomeadamente Benoli, Carmen Cabeleireiros, Fitecom, Freudenberg Paulo de Oliveira e Twintex.

Henriqueta Macuácua (QuaQua Design), Otília Aquino (AKINO), Cristina Vieira (UBI) e Madalena Pereira (UBI) são as Curadoras responsáveis pelas áreas artísticas abrangidas na programação da Semana Africana, que incluem o Design de Moda, a Música, a Literatura, a Gastronomia, as Artes Plásticas e o Artesanato, tendo a Sustentabilidade como base fundamental para o incremento da resiliência dos territórios e das suas comunidades.

Ao longo da semana, a Covilhã acolhe inúmeros designers, modelos, chefs, artistas e escritores de origem africana, que apresentarão as suas criações à Cidade, através de um programa aberto à comunidade, que inclui um Desfile de Moda Sustentável na noite de 24 de maio, também com a participação de alunos da UBI na vertente da Sustentabilidade, exposições, concertos, sessões literárias, tertúlias, projeções de filmes, oficinas e momentos de degustação gastronómica.
Sustentada na união de saberes culturais em diversas áreas artísticas, esta edição da Semana Africana tem como principal finalidade valorizar o conhecimento da herança local, reinterpretando-a. Diferentes e inovadoras formas de olhar o passado que, hoje, se manifestam e atualizam através do Design, da Moda, da Gastronomia, das Artes Plásticas e da Literatura.

A concessão do Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República representa, para a organização da Semana Africana, o reconhecimento da importância deste evento para a promoção de oportunidades, a criação de parcerias e a construção de espaços de diálogo entre comunidades lusófonas, favorecendo o debate e a reflexão em torno de heranças e patrimónios comuns, que urgem ser valorizados, refletidos à luz do presente e transmitidos às gerações futuras.

O programa completo da Semana Africana 2023 será apresentado em conferência de imprensa, no próximo dia 17 de maio, com a participação da curadora moçambicana Henriqueta Macuácua e de uma designer angolana residente na Covilhã, ambas antigas alunas da Universidade da Beira Interior.


Conteúdo Recomendado