Seis filmes e duas master classes no Fundão

Encontros Cinematográficos do Fundão marcam agenda da cidade até domingo.

Cineastas, programadores, críticos, académicos e amantes da sétima arte voltam a reunir-se no Fundão, entre sexta-feira e domingo, na quinta edição dos Encontros Cinematográficos, iniciativa organizada pelo município e pela associação Luzlinar.

«Durante três dias, num ambiente informal, propomos seis filmes, muitas conversas e duas ‘master classes’, desejando assim estimular a construção de um diálogo ente diferentes cinematografias», anuncia a organização à Lusa.

Na programação, além da exibição dos filmes selecionados, está prevista a interação entre público e convidados, com destaque para os cineastas Andrea Tonacci, Víctor Erice e Vítor Gonçalves, que estarão acompanhados por Sérgio Alpendre, Pedro Costa e José Manuel Costa, bem como por Vasco Diogo, Luís Nogueira, Luís Miguel Oliveira e Manuel Modos.

A sessão de abertura está marcada para as 21 horas no auditório d’A Moagem Cidade do Engenho e das Artes e contará com a presença de Luís Miguel Oliveira, seguindo-se a apresentação do filme «Já Visto Jamais Visto», a cargo do próprio autor, Andrea Tonacci.

«Sérgio Alpendre, crítico de cinema, professor e investigador, vai conversar com Andrea após as projeções do seu filme e também de ‘Tatakox – Aldeia Vila Nova’ da comunidade Maxakali Aldeia Nova do Pradinho, que este elegeu para apresentar», referem os promotores.

No sábado, às 15h30, serão exibidos os três últimos filmes de Victor Erice: «Alumbramiento», «La Morte Rouge» e «Vidros Partidos».

Posteriormente, às 17 horas, Victor Erice e Pedro Costa estabelecem conversa, sendo que às 21 horas também será apresentado o filme «Cavalo Dinheiro» da autoria de Pedro Costa.

No domingo, o encontro está marcado para as 14h30, com Vítor Gonçalves a apresentar a sua última longa-metragem «Vida Invisível».

A conversa da tarde (16h30) será entre este autor e o diretor da Cinemateca Portuguesa, Vítor Gonçalves e, logo de seguida, às 18 horas, será projetado o filme «A Desaparecida», de John Ford.

A sessão de encerramento decorrerá às 21 horas e contará com a presença de Manuel Mozos, Luís Nogueira e Vasco Diogo, que se reúnem numa conversa informal com todos os presentes.

Além disso, nas manhãs de sábado e domingo, Andrea Tonacci e Sérgio Alpendre realizam uma ‘master classe’, que terá lugar no anfiteatro da parada, nas instalações da Universidade da Beira Interior, na Covilhã.


Conteúdo Recomendado