Seis concelhos do distrito da Guarda sob risco máximo de incêndio

Os concelhos de Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira apresentam hoje risco máximo de incêndio. O IPMA indica que, em risco máximo de incêndio, estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, […]

Os concelhos de Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira apresentam hoje risco máximo de incêndio.
O IPMA indica que, em risco máximo de incêndio, estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira (Guarda), Mangualde, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Tarouca, Lamego e Tabuaço (Viseu) e Vila Pouca de Aguiar (Vila Real). O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas. Na quinta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 274 incêndios, que foram combatidos por 6.457 operacionais, com o auxílio de 1.704 veículos. Às 7 horas, a ANPC registava na sua página na Internet dois incêndios ativos em Aldeia Viçosa, no distrito da Guarda, que mobiliza 145 bombeiros, apoiados por 166 veículos, e em Espinheiro/Candemil, concelho de Amarante, distrito do Porto, que está a ser combatido por 76 operacionais, com o auxílio 22 veículos. O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado nas regiões do norte e centro, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral até ao final da manhã, e vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado no litoral, em especial durante a tarde, e nas terras altas, sendo por vezes forte a sul do Cabo Mondego. Está prevista também neblina ou nevoeiro matinal no litoral, pequena descida da temperatura mínima e máxima nas regiões do interior. No sul, a previsão aponta para céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muita nebulosidade no litoral oeste até ao início da manhã, vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde, sendo por vezes forte entre os cabos de Sines e Sagres, e rodando temporariamente para sudoeste na costa sul e pequena descida da temperatura máxima no Alentejo. Na Madeira e nos Açores prevê-se céu pouco nublado e vento fraco. Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 29 graus Celsius, em Faro 33, no Porto 23, Évora e Castelo Branco 35, em Beja 34, Bragança 32, Viseu e Vila Real 30, no Funchal e na Guarda 28, Santa Cruz das Flores 25 e Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 26.

Conteúdo Recomendado