Seis concelhos do distrito da Guarda em risco “Muito Elevado”

Sabugal, Guarda, Celorico da beira, Gouveia, Fornos de Algodres, Trancoso são os concelhos que apresentam hoje risco “Muito Elevado” de incêndio.

Vinte e seis concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro e Porto apresentam hoje risco ‘Muito Elevado’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o instituto, em risco ‘Muito Elevado’ de incêndio estão os concelhos de Monchique (Faro), Oleiros, Covilhã, Belmonte (Castelo Branco), Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Castanheira de Pera (Leiria), Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da beira, Gouveia, Fornos de Algodres, Trancoso (Guarda).
Estão ainda em risco ‘Muito Elevado’ os concelhos de Aguiar da Beira, Penalva do Castelo, Sernancelhe, Sátão, Vila Nova de Paiva, Castro Daire, São Pedro do Sul e Moimenta da Beira (Viseu), Castelo de Paiva (Aveiro) e Baião (Porto).
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral das regiões norte e centro e na região sul até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir ao longo do dia em alguns locais da faixa costeira a norte do Cabo Raso.
A previsão aponta ainda para vento em geral fraco predominando do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado de nordeste nas terras altas das regiões norte e centro até ao final da manhã e neblina ou nevoeiro matinal.
Na Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade e vento fraco.
Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos e vento norte fresco com rajadas até 55 quilómetros por hora, tornando-se moderado
No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre13 e 24 graus Celsius, no Porto entre 12 e 20, em Vila Real entre 10 e 23, em Viseu entre 11 e 25, em Bragança entre 07 e 22, na Guarda entre 09 e 21, em Coimbra entre 13 e 25, em Castelo Branco entre 12 e 26, em Santarém entre 12 e 28, em Évora entre 10 e 26, em Beja entre 10 e 25, em Faro entre 13 e 23, no Funchal entre 20 e 25, em Ponta Delgada entre 18 e 22, na Horta entre 17 e 21 e em Santa Cruz das Flores entre 16 e 20.

Conteúdo Recomendado