Seia realiza ações de fogo controlado para diminuir carga de combustível

As iniciativas de fogo controlado têm como principal objetivo “diminuir a carga de combustível disponível para futuros incêndios em espaços rurais”.

A Câmara Municipal de Seia inicia hoje ações de fogo controlado no seu território, que se prolongam pelos próximos meses, com o objetivo de “diminuir a carga de combustível disponível” para incêndios nas zonas rurais.

Segundo uma nota da autarquia de Seia, na Serra da Estrela, distrito da Guarda, será hoje realizada mais uma ação de fogo controlado, “a primeira de várias previstas para 2020”, a concretizar “de acordo com a oportunidade meteorológica, entre o corrente mês de janeiro e o mês de maio”.

As iniciativas de fogo controlado têm como principal objetivo “diminuir a carga de combustível disponível para futuros incêndios em espaços rurais”.

O município de Seia, presidido por Carlos Filipe Camelo, lembra que as intervenções de gestão de combustíveis com recurso a fogo controlado realizam-se desde 2011 e, este ano, terão incidência nas freguesias de Alvoco da Serra, Loriga, Sandomil, Sazes da Beira, Teixeira e União de Freguesias de Vide e Cabeça.

“Os objetivos destas ações prendem-se com a gestão de combustíveis com recurso a fogo, conduzindo à diminuição da carga combustível disponível para futuros incêndios que possam ocorrer naqueles espaços e à criação de oportunidades para o combate a esses incêndios, bem como o treino operacional dos agentes de proteção civil que nelas participam”, indica a fonte.

Participam nas ações de fogo controlado elementos dos corpos de bombeiros do concelho de Seia, da Força Especial de Proteção Civil da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana, das Equipas de Sapadores Florestais e alunos do ensino superior, entre outros.

As atividades são realizadas sob a responsabilidade e a coordenação de dois técnicos credenciados em fogo controlado do Serviço Municipal de Proteção Civil de Seia.

As ações são implementadas através do Serviço Municipal de Proteção Civil e estão enquadradas no Plano de Fogo Controlado, aprovado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta, bem como pelo Plano Nacional de Fogo Controlado, pela realização de fogo controlado no âmbito da Prevenção de Fogos Florestais 2018/2019 e pela realização de queimadas extensivas – Prevenção de Fogos Florestais 2018/2019.


Conteúdo Recomendado