Evento Terminado em 2023-02-25 12:00:00

Seia promove ação de reflorestação na Póvoa Velha

Início: 2023-02-25 09:30:00
Fim: 2023-02-25 12:00:00
Local do Evento: Póvoa Velha
Entidade Promotora: Câmara Municipal de Seia
Concelho: ,

O ponto de encontro da ação será junto ao restaurante Alpha Tauri / Monte Santo Estevão, na aldeia de Póvoa Velha, pelas 9h30.

O Município de Seia vai organizar, no dia 25 de fevereiro, uma ação de reflorestação na aldeia de Póvoa Velha, no seguimento do projeto Condomínios de Aldeias – Programa de apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta”.


A plantação incide em áreas intervencionadas no ano passado, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, abrangendo perto de 12 hectares, e resulta da oferta de 2000 árvores, entre medronheiros, sobreiros e castanheiros, oferecidas pela Empresa Linde.


Segundo a Câmara Municipal de Seia, esta ação vem no seguimento do projeto de recuperação de áreas ardidas em 2017, “onde está prevista a implementação de uma faixa de 100 metros na envolvente desta aldeia, concretizada pela gestão de combustíveis e reconversão para outros usos”.


“O programa tem como objetivo primordial reduzir a vulnerabilidade das aldeias situadas em espaço rural, visando a proteção de pessoas e dos seus bens, assim como a sustentabilidade e a valorização do território”, refere a mesma fonte.


Além do Município, participam na ação de reflorestação a ProNatura, da ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, a Confraria de Requeijão com Doce de Abóbora, a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e o Agrupamento de Escuteiros de Seia.


Os interessados em colaborar, enquanto voluntários, podem inscrever-se no site do Município, e ser-lhes-á facultado seguro, sendo o transporte da responsabilidade de cada participante.


O ponto de encontro da ação será junto ao restaurante Alpha Tauri / Monte Santo Estevão, na aldeia de Póvoa Velha, pelas 9h30


Conteúdo Recomendado