Evento Terminado em 2023-03-11 14:00:00

Seia adiou ação de reflorestação para março devido ao mau tempo

Início: 2023-03-11 09:30:00
Fim: 2023-03-11 14:00:00
Local do Evento: Póvoa Velha
Entidade Promotora: Câmara Municipal de Seia
Concelho: ,

O ponto de encontro dos participantes na ação, que foi adiada para o dia 11 de março, um sábado, será na aldeia de Póvoa Velha, pelas 09h30.

A Câmara Municipal de Seia adiou para 11 de março a ação de plantação de duas mil árvores que tinha previsto realizar no dia 25 de fevereiro, no Parque Natural da Serra da Estrela, devido às previsões meteorológicas, anunciou a autarquia na sexta-feira.


“Tendo em consideração as previsões meteorológicas adversas, a ação de reflorestação na aldeia de Póvoa Velha, no seguimento do projeto ‘Condomínios de Aldeias – Programa de apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta’, programada para o dia 25 de fevereiro, foi adiada para o dia 11 de março”, referiu a autarquia de Seia, no distrito da Guarda, em comunicado enviado à agência Lusa.


A plantação programada “incide em áreas intervencionadas no ano passado, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela (abrangendo perto de 12 hectares), e resulta da oferta de 2.000 árvores, entre medronheiros, sobreiros e castanheiros, oferecidas pela Empresa Linde”.


Segundo a fonte, a iniciativa surge no seguimento do projeto de recuperação de áreas ardidas em 2017, “onde está prevista a implementação de uma faixa de 100 metros na envolvente” da aldeia de Póvoa Velha, “concretizada pela gestão de combustíveis e reconversão para outros usos”.


O projeto ‘Condomínios de Aldeias – Programa de apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta’, tem como objetivo primordial “reduzir a vulnerabilidade das aldeias situadas em espaço rural, visando a proteção de pessoas e dos seus bens, assim como a sustentabilidade e a valorização do território”, salientou o município presidido por Luciano Ribeiro.


O ponto de encontro dos participantes na ação, que foi adiada para o dia 11 de março, um sábado, será na aldeia de Póvoa Velha, pelas 09h30.


Além do município de Seia, participarão na ação de reflorestação o projeto ProNatura da Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA), a Confraria de Requeijão com Doce de Abóbora, a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e o Agrupamento de Escuteiros de Seia.


À semelhança de outras iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas neste âmbito, os interessados em colaborar, enquanto voluntários, podem inscrever-se na página da internet do município de Seia.


A organização aconselha aos participantes o uso de botas, agasalho, impermeável e luvas de trabalho e que se façam a acompanhar de um pequeno lanche e de água.


A participação na atividade inclui seguro, sendo o transporte da responsabilidade de cada um.


Conteúdo Recomendado