Sé Catedral da Guarda vai ter órgão original que será reconstruído

O antigo órgão da Sé da cidade mais alta do país foi desmantelado no início do século passado, durante a realização de obras de restauro.

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, anunciou no passado dia 21, que vai ser apresentada uma candidatura a fundos comunitários para que o antigo órgão de tubos da Sé local possa ser recolocado naquele templo religioso.

Segundo o autarca, existiu anteriormente a intenção de ser adquirido um órgão de tubos novo, dado que a Catedral da Guarda não possui tal equipamento, mas a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) e a Diocese desistiram da ideia e optaram pela reconstrução do original.

O antigo órgão da Sé da cidade mais alta do país foi desmantelado no início do século passado, durante a realização de obras de restauro.

As peças encontram-se depositadas no Seminário Maior da Guarda, estando agora equacionada a sua reconstrução incorporando as componentes originais, revelou hoje o presidente do município aos jornalistas, no final da reunião quinzenal do executivo.

“Eu acho que é uma belíssima ideia, porque acho que eram peças muito importantes”, declarou Álvaro Amaro.

O responsável disse ter conhecimento de que “foi encetado esse processo da reconstrução do órgão e a candidatura deverá ser entregue até ao final deste ano”.

Adiantou ainda que a Câmara Municipal alocou dinheiro do FEDER, no valor de 400 mil euros, justamente para financiar a obra que “é uma velha aspiração da Diocese [da Guarda] e dos guardenses”, que deverá custar 600 mil euros.

Em julho de 2015, na sessão de assinatura do contrato interadministrativo de transferência do Museu da Guarda para a Câmara Municipal, celebrado entre a autarquia e a DRCC, o autarca anunciou que no plano de investimentos da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, submetido ao programa Portugal 2020, estava incluída uma verba de 400 mil euros “para se comprar um órgão [de tubos] para a Sé da Guarda”, no seguimento de um desejo já antigo da Diocese.

A Sé da cidade mais alta do país é um templo de estilo gótico, todo em granito, que levou cerca de 150 anos a construir (finais de século XIV até meados do século XVI).


Conteúdo Recomendado