“Saúde para coesão territorial” é o tema das Conferências da Guarda agendadas para esta tarde

A Saúde é tema em debate na edição de verão das Conferências da Guarda.

A iniciativa tem lugar nos Paços do Concelho na tarde de 5 de julho (quinta-feira) sob o título “Saúde XXI para a coesão territorial”. José Martins Nunes, ex-Presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, José Mendes Ribeiro, ex-Presidente da Unidade de Missão dos Hospitais SA e João Pedro Pimentel, Delegado Regional de Saúde do Centro são os oradores convidados e irão abordar, respetivamente, os temas: Saúde, coesão regional e interioridade; As políticas de saúde e o desenvolvimento económico; e Saúde pública | Análise e evolução.
Está também prevista uma Mesa Redonda subordinada ao tema “As políticas de saúde na região | Análise e debate” na qual vão participar Isabel Coelho, Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Guarda; João José Casteleiro, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira; e António Maria Vieira Pires, Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco.
Recorde-se que o Município da Guarda promove as Conferências da Guarda desde dezembro de 2014. A iniciativa já trouxe a debate o Marketing Territorial, a Distribuição e Logística, o Portugal 2020, as Cidades Inteligentes, a Requalificação Urbana, entre muitos outros. Segundo a autarquia, “o objetivo é trazer a visão de especialistas, «refletindo a Guarda de fora para dentro», conforme referiu o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, aquando da apresentação da iniciativa.” Para o edil, a opinião de especialistas é uma mais-valia, trazendo uma abordagem mais objetiva sobre a cidade e o concelho. A ideia é promover a discussão, chamando os guardenses a participar ativamente no planeamento da sua cidade.

Programa
5 de julho, Paços do Concelho

14h30 | Abertura
Álvaro Amaro
Presidente da Câmara Municipal da Guarda
José Martins Nunes
Ex-Presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
Saúde, coesão regional e interioridade
José Mendes Ribeiro
Ex-Presidente da Unidade de Missão dos Hospitais SA
As políticas de saúde e o desenvolvimento económico
João Pedro Pimentel
Delegado Regional de Saúde do Centro
Saúde pública | Análise e evolução

17h | Mesa Redonda
As políticas de saúde na região | Análise e debate
Isabel Coelho
Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Guarda
João José Casteleiro
Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira
António Maria Vieira Pires
Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco

18h30 | Encerramento


Conteúdo Recomendado