Salas de Aula do Futuro inauguradas na Guarda

Trata-se de um investimento de 31 000 euros em duas escolas da cidade, nomeadamente, a EB1 Augusto Gil e a EB1 da Sequeira.

O município da Guarda disponibilizou hoje em duas escolas da Guarda, “Salas de Aula do Futuro”. A EB1 Augusto Gil (Agrupamento Afonso de Albuquerque) e a EB1 da Sequeira (Agrupamento da Sé) passam a dispor de um novo espaço, dotado de ambientes educativos inspiradores com o uso da tecnologia e que privilegiam a ação do aluno refere uma nota da autarquia. Trata-se de um investimento de 31 000 euros, sendo que que desde 2015, o município já investiu mais de 212 000 euros no processo de modernização do Parque Escolar do Concelho da Guarda.


A sala do futuro é formada por seis espaços diferentes de aprendizagem. Cada espaço dentro da sala destaca áreas de ensino e aprendizagem distintas e ajuda a repensar diversos pontos: espaço físico, recursos, troca de papéis entre professor e aluno, e suporte a diferentes estilos de aprendizagem.


O espaço está equipado nos vários espaços de aprendizagem, com destaque para a parede da escrita; a área de Impressão 3D; a área de robótica e programação; o setor de audiovisuais e a informática. Tudo em modo “open space” para facilitar o contacto e comunicação entre professor e alunos.


A Sala de Aula do Futuro comporta ambientes educativos inspiradores com o uso da tecnologia que privilegiam a ação do aluno, favorecendo a motivação, a criatividade e o envolvimento do formando na construção individual ou coletiva do conhecimento. Envolve os professores e os alunos em novos processos de ensino e de aprendizagem, com pedagogias mais avançadas, proporcionando um impacto positivo nos alunos, nomeadamente ao nível do desenvolvimento das suas competências para o século XXI.


Conteúdo Recomendado