Sabugal, Trancoso e Aguiar da Beira estão hoje em risco máximo de incêndio

Onze concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Guarda e Viseu apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Monchique (Faro), Mação, Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra (Coimbra), Sabugal, Trancoso e Aguiar da Beira (Guarda), Sernancelhe e Armamar (Viseu).

O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA colocou hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, o distrito de Beja, devido à previsão de tempo quente, entre as 00:00 de sábado e as 21:00 de domingo.

Durante o dia de hoje o distrito de Beja vai estar sob aviso amarelo.

Também os distritos de Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal, Lisboa e Faro vão estar sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso amarelo vai estar em vigor entre as 09:00 e as 21:00 de domingo.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até ao meio da manhã, vento fraco, tornando-se moderado de noroeste a partir da tarde, em especial no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro.

Está também previsto neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral norte e centro e pequena subida de temperatura na região sul.

Em Lisboa as temperaturas variam entre 16 e 32 graus Celsius, no Porto entre 13 e 22, em Viseu entre 14 e 30, na Guarda entre 16 e 30, em Coimbra entre 13 e 29, em Castelo Branco entre 18 e 36, em Portalegre entre 22 e 36, em Évora entre 16 e 37, em Beja entre 17 e 29, em Santarém entre 22 e 30, em Setúbal entre 16 e 27.


Conteúdo Recomendado