Sabugal, Trancoso e Aguiar da Beira em risco “Máximo”

O instituto prevê também a partir da tarde, aumentando temporário de nebulosidade nas regiões do interior.

Doze concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Coimbra, Guarda e Castelo Branco apresentam hoje risco ‘Máximo’ de incêndio, segundo informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o instituto, em risco ‘Máximo’ de incêndio estão os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei e Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra (Coimbra), Sabugal, Trancoso e Aguiar da Beira (Guarda), Vila Nova de Paiva, Sernancelhe e Moimenta da Beira (Viseu).
O instituto colocou também em risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’ de incêndio vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental exceto Viana do Castelo.
Na Madeira, o IPMA colocou em risco ‘Máximo’ de incêndio o concelho de Santa Cruz e em risco ‘Muito Elevado’ Machico e Funchal.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões norte e centro a partir do início da manhã com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco.
O instituto prevê também a partir da tarde, aumentando temporário de nebulosidade nas regiões do interior.
A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante oeste, tornando-se moderado na faixa costeira e nas terras altas a partir da tarde, neblina matinal em alguns locais do litoral da região norte e pequena descida da temperatura máxima, em especial no litoral das regiões norte e centro.
Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado nas vertentes sul, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado nas terras altas até ao final da manhã e pequena descida da temperatura máxima.
Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, possibilidade de aguaceiros fracos e vento nordeste bonançoso, tornando-se fraco.
Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 18 e 30 graus celsius, no Porto entre 14 e 20, em Vila Real entre 14 e 26, em Viseu entre 15 e 26, em Bragança entre 11 e 26, na Guarda entre 15 e 23, em Coimbra entre 14 e 26, em Castelo Branco entre 15 e 30, em Santarém entre 15 e 32, em Évora entre 15 e 31, em Beja entre 17 e 31, em Faro entre 20 e 29, no Funchal entre 20 e 26, em Ponta Delgada entre 18 e 24, na Horta entre 17 e 22 e em Santa Cruz das Flores entre 17 e 21.

Conteúdo Recomendado