Sabugal + quer promover castanha como produto de excelência

Para dar a conhecer melhor o Concelho vão ser criadas três rotas turísticas no próximo ano A Sabugal + está apostada numa maior dinamização do território. A empresa municipal já preparou uma candidatura para a criação de três rotas turísticas e quer incentivar os produtores de castanha do Concelho numa aposta forte naquele que já […]

Para dar a conhecer melhor o Concelho vão ser criadas três rotas turísticas no próximo ano

A Sabugal + está apostada numa maior dinamização do território. A empresa municipal já preparou uma candidatura para a criação de três rotas turísticas e quer incentivar os produtores de castanha do Concelho numa aposta forte naquele que já foi “um produto de excelência”. A Colónia Agrícola de Martim Rei pode ser o ponto de partida para o apoio ao incremento na produção e comercialização da castanha.

A empresa municipal Sabugal + é actualmente presidida por Joaquim Ricardo, que apesar de ter assumido o cargo há pouco mais de três meses já faz um balanço positivo da actividade realizada. Neste mês de Novembro tem promovido um cartaz de eventos ao qual chamou “Tradições e Sabores”, com iniciativas descentralizadas um pouco por todo o concelho do Sabugal.

Num município com mais de 800 quilómetros quadrados e cerca de 16 mil habitantes, a Sabugal + está apostada na promoção territorial, não apenas como forma de chegar à população, mas procurando levar pessoas de fora a conhecer os cantos e recantos do Sabugal.

Actualmente, e como principal objectivo para 2011, a empresa municipal aposta na promoção da castanha, não apenas no mercado local mas principalmente como forma de dar a conhecer um produto que se quer afirmar de “excelência”.

“A castanha é um produto local que teve grande expressão em tempos passados, e nós vamos esforçar-nos por tentar recuperar esse produto, promovendo diversas iniciativas”, revela Joaquim Ricardo, assumindo que o incentivo dos produtores locais será importante para fazer chegar a castanha do Sabugal a um mercado mais amplo. “Há 20 ou 30 anos, a castanha era um dos produtos de maior qualidade que o Sabugal tinha, e hoje pouco se produz com qualidade”, lamenta. Para inverter a tendência, a Sabugal + está já a promover, através da Colónia Agrícola de Martim Rei, um viveiro de castanheiros, que entrega depois aos produtores. Este ano já houve algumas entregas e no próximo ano terá ainda maior dimensão.

“É um projecto bastante grande, para promover a floresta e a produção de castanha, em larga escala, e que está no seu início, aproveitando os solos excelentes que temos”, diz Joaquim Ricardo, esperando que a Sabugal + se possa posicionar como “motor” para a dinamização do mercado. A intervenção da empresa municipal vai poder verificar-se ao nível de “apoio técnico e comercial para o escoamento industrial do produto”. “É preciso fazer-lhes crer que têm no município do Sabugal e na Sabugal + um parceiro credível com o qual podem contar”, admite Joaquim Ricardo, esperando que a castanha do Concelho possa voltar a assumir uma importância relevante na economia local.

Sabugal + quer afirmar território

Fazendo a gestão de diversos equipamentos municipais, como sejam um Auditório, Museu, Piscinas e Pavilhão Multiusos, a nova administração da Sabugal + está empenhada em levar a cabo actividades que reforcem a promoção do território fora de portas.

Em termos desportivos, foram criadas equipas de basquetebol e futsal que já participam na 1ª Divisão Distrital das respectivas modalidades, e segue-se o atletismo, até porque o Estádio Municipal dispõe de pista.

No próximo ano fazem parte do programa de actividades da Sabugal + a realização do 2º Torneio de Futsal da Cidade do Sabugal, com equipas de renome. Este ano recebeu o Benfica, consagrado campeão europeu, e já está confirmada a realização no Sabugal da Final da Taça de Portugal de Basquetebol.

Muralhas com História é um evento que será levado a efeito no Sabugal e em Sortelha, e a Festa da Europa também terá continuação. O Sabugal vai ainda receber a 1ª Exposição Canina de Portugal e serão comemorados os 200 anos da Batalha do Sabugal, mais conhecida como Batalha do Gravato. O Auditório Municipal será também palco para diversos serões de teatro e música. O objectivo da Sabugal + passar por animar as gentes do concelho mas não só. “Queremos chamar gente de fora ao Sabugal”, resume Joaquim Ricardo.

Rotas para redescobrir o concelho do Sabugal

A empresa municipal Sabugal + vai candidatar ao Prover, na rubrica do Turismo e Património do Vale do Côa, a criação de três rotas turísticas. Joaquim Ricardo adianta que “o projecto já está preparado, pronto a ser candidatado”, e o objectivo passa por “ajudar a promover o turismo e a promoção territorial do concelho do Sabugal”. Este projecto terá como epicentro o Castelo, e a partir daí serão propostas três saídas, com destino à descoberta do património histórico, património natural e tradições do Concelho. “O ponto de partida será na Torre de Menagem, e daí o visitante escolhe a rota que quer fazer, dirige-se para o território, e pensamos disponibilizar audio-guias de apoio. No castelo haverá uma sala multimédia, onde nas paredes são projectados os percursos, onde se apresentam as rotas, e os turistas vão poder escolher o trajecto e escolher a melhor forma para o fazer, seja em todo-o-terreno, em btt, ou em caminhada”, explica.

O investimento rondará 90 mil euros.

Conselho de Administração a custo zero

A empresa municipal Sabugal + vai gerir no próximo ano um orçamento de cerca de 600 mil euros, respeitante à comparticipação da Câmara Municipal. Na empresa trabalham 24 pessoas, e quanto a vencimentos variam entre os 475 e os 1000 euros. A excepção recai sobre o Conselho de Administração, que não aufere qualquer vencimento.

“O Conselho de Administração é composto por três elementos, e nenhum aufere qualquer remuneração por essa função. Todos acumulam com as funções remuneradas que exercem no município do Sabugal. Joaquim Ricardo é vereador a tempo inteiro, e os dois vogais são respectivamente Assessor e Chefe de Gabinete na autarquia”, explicou o presidente do CA, Joaquim Ricardo.

Quanto ao orçamento para 2001, a Sabugal + “não foge à regra e imprimimos no próximo orçamento todo o rigor e todas as medidas restritivas à despesa. Será um orçamento de muita contenção, sendo certo que nalgumas despesas não podemos cortar. Não vamos querer despedir ninguém, mas fazendo uma gestão rigorosa dos recursos humanos também não prevemos admitir mais pessoal”, aponta, vincando que a transferência de verbas proposto pela Sabugal + à autarquia sofrerá uma redução de 10 por cento.

Joaquim Ricardo garante que irá promover uma “gestão por objectivos”, querendo “aumentar substancialmente o auto-financiamento com receitas próprias, aumentando a venda de produtos turísticos, e promovendo eventos pagos, embora a preço simbólico”.

“É um orçamento muito arrojado, muito ambicioso, mas é este o projecto que eu vou propor aos trabalhadores desta empresa e como objectivo a alcançar”, conclui.

Empresa Municipal funcional

Quando se questiona a necessidade da criação e da existência de empresas municipais, Joaquim Ricardo admite que já teve uma opinião diferente da que tem hoje. “Nem sempre tive esta opinião, porque também era levado a concluir, pelas notícias que via, que eram um veículo de promoção de funcionários, de gastos supérfluos e de pouca utilidade”. Hoje, assumindo a presidência do Conselho de Administração da Sabugal + e conhecendo as suas valências e atribuições, admite que “se este trabalho não fosse feito pela empresa municipal Sabugal + teria de o ser pela Câmara Municipal, e em termos de qualidade, em termos de funcionalidade, é mais fácil a gestão com uma empresa do que por uma autarquia, onde não existe vocação e onde os processos burocráticos são mais pesados”.

Joaquim Ricardo remata, dizendo que, uma empresa municipal “sendo bem gerida, e não contendo defeitos que muitas vezes se apontam, tendo uma gestão com transparência e rigor, é preferível a sua existência, até porque tenho dúvidas que a autarquia pudesse fazer melhor e com tanta eficiência como esta empresa [Sabugal +]”.

Por: José Paiva


Conteúdo Recomendado