Sabugal organiza duas recriações históricas para atrair turistas

A Câmara Municipal do Sabugal vai promover, no sábado de Páscoa, duas recriações histórias, uma no parque termal do Cró e outra na aldeia de Alfaiates, com o objetivo de atrair visitantes espanhóis para o concelho. Segundo a autarquia presidida por António Robalo, a Companhia de Teatro VIV`ARTE irá proceder, pelas 15 horas do próximo […]

A Câmara Municipal do Sabugal vai promover, no sábado de Páscoa, duas recriações histórias, uma no parque termal do Cró e outra na aldeia de Alfaiates, com o objetivo de atrair visitantes espanhóis para o concelho.
Segundo a autarquia presidida por António Robalo, a Companhia de Teatro VIV`ARTE irá proceder, pelas 15 horas do próximo sábado, dia 30 de março, à recriação histórica dos banhos romanos no recinto das Termas do Cró e, pelas 21h30, à representação do assalto ao castelo de Alfaiates. «Com estas duas iniciativas pretendemos criar alguma dinâmica de animação do nosso município, promover o balneário termal do Cró e também o nosso património histórico construído», disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal do Sabugal. António Robalo referiu que a autarquia também pretende «trazer para o concelho alguns visitantes espanhóis que, por altura da Páscoa, costumam visitar Portugal». Nas duas recriações históricas, que custam cerca de oito mil euros, estarão envolvidos trinta atores profissionais e vários figurantes, segundo o autarca. A recriação histórica dos banhos romanos terá como cenário o antigo balneário termal do Cró, situado entre as freguesias de Rapoula do Côa e de Seixo do Côa, a cerca de 15 quilómetros da cidade do Sabugal, onde será reproduzido o quotidiano daquela época. A encenação contempla as várias fases do banho romano – caldário (espaço das termas com banhos públicos), tepidário (local do banho morno) e frigidário (local onde se tomava o banho frio) – e encenações complementares paralelas como danças de vestais, combate de gladiadores, rituais de purificação, declamação de poesia, canto e música. A atividade, que marca a abertura do período balnear do Cró, que se inicia a 01 de abril, termina com uma visita guiada e encenada ao novo balneário termal. Na época de 2012, aquele complexo termal, cujas águas são indicadas para o tratamento de problemas reumáticos e musculares, esqueléticos e doenças respiratórias, recebeu cerca de 1.500 aquistas, um número que a Câmara Municipal do Sabugal pretende aumentar este ano. Quanto à recriação histórica do assalto ao castelo de Alfaiates, segundo o autarca do Sabugal, surge no seguimento de outras ações de animação e promoção do património histórico do concelho já realizadas nos castelos de Sabugal, Sortelha e Vilar Maior. A recriação será realizada à noite e envolverá atores da Companhia de Teatro VIV`ARTE e muitos figurantes, incluindo habitantes de Alfaiates que também se associaram ao evento cultural.

Conteúdo Recomendado