Sabugal, Guarda e Celorico em risco “Máximo” de incêndio

Ao todo são catorze os concelhos do continente que estão em risco “Máximo” de incêndio.

Catorze concelhos dos distritos de Santarém, Faro, Castelo Branco, Leiria, Coimbra e Guarda apresentam hoje risco “Máximo” de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O instituto colocou em risco “Máximo” os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Oleiros, Sertã (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra e Góis (Coimbra), Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Castanheira de Pera (Leiria) Sabugal, Guarda e Celorico da Beira (Guarda).
Em risco “Muito Elevado” e “Elevado” de incêndio estão ainda vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre “Reduzido” e “Máximo”.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Quanto ao estado do tempo para o continente, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral centro até ao início da manhã e vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte com rajadas até 70 quilómetros por hora no litoral oeste, em especial durante a tarde, e nas terras altas.
Está também prevista a possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais da região centro e pequena descida da temperatura máxima.
Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado nas vertentes sul, vento moderado de nordeste, soprando forte, por vezes com rajadas até 65 quilómetros por hora, nas terras altas e pequena descida da temperatura máxima.
Para os Açores, a previsão aponta para céu muito nublado com abertas para a tarde, neblinas, períodos de chuva fraca especialmente na madrugada e manhã e vento fraco a bonançoso.
No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 16 e 25 graus Celsius, no Porto entre 14 e 22, em Vila Real entre 12 e 26, em Viseu entre 11 e 25, em Bragança entre 13 e 27, na Guarda entre 10 e 25, em Coimbra entre 14 e 24, em Castelo Branco entre 15 e 30, em Santarém entre 15 e 26, em Évora entre 14 e 30, em Beja entre 14 e 31, em Faro entre 20 e 32, no Funchal entre 21 e 25, em Ponta Delgada, na Horta e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 25.


Conteúdo Recomendado