Sabugal destaca floresta e água na terceira Feira das Tecnologias para a Energia

A ENERTECH 2018 é inaugurada na próxima quinta-feira, às 17 horas e prolonga-se até sábado com muitos workshops, conferências temáticas e outras iniciativas.

A Câmara Municipal do Sabugal promove de quinta-feira a sábado a terceira ENERTECH – Feira das Tecnologias para a Energia, com o lema “floresta, água e energia”, para promoção e valorização das energias renováveis.

O evento que vai decorrer no Pavilhão Multiusos ExpoSabugal, na Zona Industrial do Sabugal, terá uma área de exposição superior a 2.000 metros quadrados e acolherá mais de uma centena de expositores, segundo a organização.

A autarquia do Sabugal, presidida por António Robalo, sublinha em comunicado que a ENERTECH “é uma feira tecnológica para profissionais do setor, direcionada para a promoção e valorização das energias renováveis, da eficiência energética e dos serviços energéticos”.

O certame “acontece num território de baixa densidade do interior do país, fronteiriço, onde a floresta assume particular relevância”, uma vez que o concelho “possui a maior mancha de carvalho negral do país que importa gerir, preservar e defender”.

“A Reserva Natural da Malcata, o espaço Rede Natura 2000 e o Vale do Côa são exemplos de património natural de excelência que o nosso concelho encerra”, acrescenta.

A fonte refere ainda que o setor energético é “especialmente importante” naquele concelho que “procura explorar as oportunidades de valorização económica assentes no aproveitamento energético das fontes naturais”.

“O vento, a água doce e água termal, a biomassa florestal, o parque eólico instalado, a barragem do Sabugal – que faz o transvase entre a bacia hidrográfica do Douro e do Tejo, irrigando a Cova da Beira -, a nossa biodiversidade e as Termas do Cró, são bons exemplos do aproveitamento já instalado”, conclui.

A ENERTECH 2018, com inauguração marcada para as 17 horas de quinta-feira, inclui conferências temáticas, demonstrações de equipamentos, ‘workshops’ de sensibilização ambiental, divulgação científica e encontros bilaterais.

Na sexta-feira, o programa integra, às 14h30, uma conferência sobre “Floresta e energia”, que debaterá “a importância do aproveitamento e da valorização económica da biomassa florestal, como forma de promoção da prevenção estrutural de defesa contra incêndios rurais, assente numa gestão do espaço rural presente e ativa”.

No sábado, também pelas 14h30, acontece a conferência “Eficiência energética na construção”, através da qual a organização pretende abordar “a importância das novas soluções de eficiência energética nas construções e nos mecanismos de apoio à restruturação das antigas edificações, preparando-as para os desafios do futuro”.

Ainda no último dia do evento, durante um ‘workshop’ sobre água, será apresentado o filme da campanha de uso eficiente da água “Porque importa poupar água”, que o Município do Sabugal, no distrito da Guarda, está a promover, no âmbito do Fundo Ambiental.
Durante os três dias da ENERTECH também decorrerá a segunda mostra de atividades económicas do Sabugal, considerada “uma montra para exposição e venda de produtos e de artesanato local”.

A feira é realizada pelo Município do Sabugal, no âmbito da unidade de missão “Sabugal + Valor | Desenvolvimento Rural”, em parceria com a Associação Empresarial local, a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, os Institutos Politécnicos da Guarda e de Castelo Branco e a Universidade da Beira Interior.


Conteúdo Recomendado