Sabugal comemora Dia do Concelho

No próxima sexta-feira, dia 10 de novembro, o concelho celebra os 721 anos da confirmação do Foral de D. Dinis. Para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal do Sabugal delineou um programa que inclui Sessão Solene e um espetáculo, à noite, com o Mestre António Chainho, acompanhado por Tiago Oliveira (viola de fado) e Ciro Bertini (baixo e acordeão).

Pelas 9h30, na Praça da República, dar-se-á início às Comemorações com o hastear das Bandeiras do Município, Nacional e União Europeia, ao som do Hino Nacional interpretado pelos Alunos e Professores da Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Polo do Sabugal e perante Guarda de Honra formada por elementos das Corporações das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do Sabugal e Soito.

Pelas 10h00 iniciar-se-á a Sessão Solene Comemorativa, no Auditório Municipal, com um momento musical a cargo de Professores da Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral, seguido da condecoração dos Trabalhadores da Autarquia com 15, 25 e 35 anos de Serviço Efetivo no Município, Voto de Louvor a Trabalhador Aposentado, atribuição da Medalha de Mérito Empreendedor do Município do Sabugal (Manuel José Lopes – Gelados Nevão), Medalha de Mérito Científico do Município do Sabugal (Professor Adjunto na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria – Doutor João Manuel Graça Frade), Medalha de Mérito Social do Município do Sabugal (Reverendíssimo Arcebispo de Évora – D. José Francisco Sanches Alves) e Medalha de Mérito Cívico do Município do Sabugal (Liga dos Combatentes – Núcleo do Sabugal; cinco Presidentes de Junta de Freguesia em fim de mandato – Aldeia da Ponte, Alfaiates, Malcata, Rebolosa e Bismula; Comandante do Comando Territorial da Guarda (GNR) – Coronel Cunha Rasteiro e Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas – General Pina Monteiro). 

Pelas 12h00 serão inauguradas as Exposições “D. Dinis, entre a História e a Lenda” e “Desenhos com História”. A Exposição “D. Dinis – Entre a História e a Lenda” é dedicada à vida e obra deste magnífico monarca português. Esta exposição é constituída por 13 painéis, com factos históricos relevantes sobre a vida do monarca, complementados por um trabalho de investigação com fotografias inéditas sobre o legado do rei em Portugal. É direcionado para todos os públicos, com especial enfoque para um público mais jovem (dos 6 aos 18 anos), sendo caracterizada pela simplicidade e interação com o público.

A exposição de desenhos humorísticos “Desenhos com História” de Vicente da Silva, parafraseando o próprio autor, “trata-se de um conjunto de lembranças relacionadas com os militares que, durante a guerra colonial, foram chamados para as fileiras ao abrigo do Serviço Militar Obrigatório, relacionando-os com lugares, datas e situações, há que não deixar de relembrar os soldados como os principais atores da História”. Vicente da Silva foi Coronel de Cavalaria que frequentou o Colégio Militar, esteve presente na Guerra do Ultramar e realizou o curso de iniciação ao desenho e pintura na Sociedade Nacional de Belas-Artes.

A apresentação destas exposições no Museu do Sabugal é uma iniciativa conjunta da Liga dos Combatentes – Núcleo do Sabugal e do Município do Sabugal, as quais poderão ser visitadas na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Sabugal até 30 de novembro, de segunda-feira a domingo, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Ainda nesse dia, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal, vai realizar-se a segunda sessão de “Escrita Aberta – Sabugal: Memórias da Minha Terra – Histórias e Estórias do Concelho do Sabugal”, um projeto promovido pelo Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta do Sabugal, em parceria com o Município do Sabugal. Neste encontro, dar-se-á a palavra aos participantes para que nos contem as suas histórias e que partilhem excertos de vida que, de alguma forma, os têm acompanhado ao longo dos anos. São relatos que, ao fazerem-nos regressar ao passado do nosso concelho, prometem enternecer-nos e trazer-nos saudosas e emotivas recordações.

A jornada comemorativa culmina com um Espetáculo à noite, pelas 21h30, no Auditório Municipal, com o guitarrista e compositor António Chainho, acompanhado por Tiago Oliveira (viola de fado) e Ciro Bertini (baixo e acordeão).

 


Conteúdo Recomendado