Sabugal comemora 722 anos da confirmação do Foral de Dom Dinis

No próximo sábado, dia 10 de novembro, o concelho do Sabugal celebra 722 anos da confirmação do Foral de D. Dinis.

O Sabugal comemora no sábado os 722 anos da confirmação do Foral de Dom Dinis, com um programa que inclui uma sessão solene durante a qual será atribuída a Medalha de Mérito Cultural do Município ao historiador Adérito Tavares.

As comemorações, promovidas pela Câmara Municipal do Sabugal, presidida por António Robalo (PSD), têm como ponto alto a sessão solene, com início pelas 14:30, no Auditório Municipal, com um momento musical do Duo de Violinos formado por Duarte Andrade e Gonçalo Adriano.

Na sessão serão condecorados os trabalhadores da autarquia com 15, 25 e 35 anos de serviço efetivo, atribuídos votos de louvor a trabalhadores aposentados e atribuída a Medalha de Mérito Cultural do Município do Sabugal ao professor e historiador Adérito Tavares, que proferirá a oração de sapiência intitulada “Identidade Nacional e Identidade Local”.

Adérito Tavares, natural de Aldeia do Bispo, naquele concelho, é autor do livro “A Capeia Arraiana”, publicado em 1985 sobre a tourada tradicional da zona do Sabugal, que está registada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, desde novembro de 2011.

A capeia arraiana é uma manifestação tauromáquica que se distingue das restantes por incluir a lide do touro bravo com recurso ao forcão, um engenho em madeira de forma triangular que é manuseado por cerca de 30 homens.

O programa das comemorações do dia do concelho do Sabugal começa às 09h30 de sábado, com o desfile da Banda Filarmónica Bendadense e dos Bombeiros Voluntários do Sabugal e do Soito, seguindo-se o hastear das bandeiras, junto do edifício dos Paços do Concelho.

Para as 10h15 está agendada a visita guiada e encenada “Memórias com Histórias” ao centro histórico do Sabugal.

A iniciativa, realizada no âmbito do projeto “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, “tem uma componente de reinterpretação de acontecimentos diversos relacionados com a história, monumentos e personagens históricas do Sabugal, com base no livro ‘Terras de Riba Côa – Memórias sobre o Concelho do Sabugal’, de Joaquim Manuel Correia”, segundo a Câmara Municipal do Sabugal.

Naquele dia estão também programadas visitas às obras da escola básica do Sabugal, às 11 horas, e ao novo quartel dos Bombeiros Voluntários locais, às 11h30.

As comemorações dos 722 anos da confirmação do foral de Dom Dinis ao Sabugal terminam pelas 21h30, no Auditório Municipal, com um concerto da Orquestra Nova de Guitarras.

O concelho do Sabugal, no distrito da Guarda, situa-se junto da fronteira com Espanha.



Conteúdo Recomendado