Sabugal comemora 720 anos da Confirmação do Foral de D. Dinis

Para assinalar a efeméride, hoje, dia 10, realizam-se várias atividades dos quais se destaca a Sessão Solene, um espetáculo de teatro, a apresentação do Balcão Único Móvel, entre outros.

O concelho do Sabugal celebra hoje, dia 10 de novembro, 720 anos da confirmação do Foral de D. Dinis. Para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal do Sabugal delineou um programa que inclui Sessão Solene e um Espetáculo, à noite, com o Grupo de Teatro Anel de Pedra. Também, nesse dia, a autarquia apresenta o Balcão Único Móvel. Terá, ainda, lugar a atribuição de Prémios no âmbito da 2ª Edição do Concurso de Poesia “As Mãos no Mundo”, bem como inauguração da Exposição Temporária, Grandes são as obras do Senhor – Município do Sabugal.
Pelas 9h30, na Praça da República, dar-se-á início às Comemorações com o hastear das Bandeiras do Município, Nacional e União Europeia, bem como as Bandeiras das Freguesias do Concelho do Sabugal, ao som do Hino Nacional interpretado pelos Alunos e Professores da Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Ensino Articulado do Sabugal.
Às 10 horas terá inicio a Sessão Solene Comemorativa, no Auditório Municipal, com um momento musical a cargo de Professores da Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Ensino Articulado do Sabugal, seguido da condecoração dos Trabalhadores da Autarquia com 15, 25 e 35 anos de Serviço Efetivo no Município, atribuição da Medalha de Mérito Empreendedor, Medalha de Mérito Desportivo e Medalha de Mérito Cultural do Município do Sabugal.
Seguidamente proceder-se-á à entrega de Prémios no âmbito da 2ª Edição do Concurso de Poesia “As Mãos no Mundo”, promovido pela Câmara Municipal e o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, que visa estimular a criatividade, valorizar a produção literária, fomentar hábitos de escrita e de leitura nos mais jovens e premiar a produção de originais de poesia.
Pelas 12 horas será inaugurada a Exposição Temporária Grandes são as obras do Senhor – Município do Sabugal, precedida da apresentação do Pastel de Castanha. A exposição é uma organização conjunta entre o Município do Sabugal e a Diocese da Guarda constituída por peças de arte sacra, objetos litúrgicos e paramentaria representativos de todas as paróquias pertencentes ao concelho do Sabugal e que integram o Arciprestado do Sabugal e o Arciprestado do Rochoso. A exposição pode ser visitada de 10 de novembro de 2016 a 08 de janeiro de 2017, na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal, nos seguintes horários: terça-feira a domingo das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. O Museu encerra no dia 25 de dezembro e 01 de janeiro. A entrada é livre.
À tarde, pelas 17 horas, nos Paços do Concelho, é apresentado o Balcão Único Móvel do Município do Sabugal, um equipamento que percorrerá as freguesias do Concelho e no qual os munícipes poderão tratar de assuntos relacionados com águas e saneamento, obras particulares, taxas e licenças e outros assuntos úteis.
As festividades terminam com um espetáculo à noite, pelas 21 horas, no Auditório Municipal, com o Grupo de Teatro Anel de Pedra, que apresentará a peça “Trovas e Provas a Dona Isabel”.

Conteúdo Recomendado