Sabugal assegura transportes escolares gratuitos para todos os alunos

O município do Sabugal, no distrito da Guarda, vai disponibilizar este ano letivo transportes escolares gratuitos para todos os alunos do concelho, desde a educação pré-escolar até ao 12.º ano, foi hoje anunciado.

“Já há vários anos que o município do Sabugal tem o transporte gratuito desde o pré-escolar até ao 12.º ano e seguimos essa regra novamente este ano”, disse hoje à agência Lusa Sílvia Nabais, vereadora com o pelouro da Educação na Câmara Municipal do Sabugal.

Segundo a autarca, no ano letivo de 2020/2021 a medida vai abranger “mais de 500 alunos” cuja área de residência dista mais de três quilómetros do estabelecimento de ensino frequentado.

Os alunos serão transportados em autocarros do serviço público de transporte de passageiros e por táxi através de circuitos especiais (cerca de 60 estudantes), indicou.

A autarquia do Sabugal tenciona investir cerca de 325 mil euros em transportes escolares, tal como aconteceu no ano anterior, mas Sílvia Nabais admite que o valor poderá aumentar devido às regras em vigor para os serviços de transporte coletivo, por causa da pandemia causada pela covid-19.

A vereadora vaticina que a atual situação “vai obrigar a reforçar alguns circuitos com mais autocarros e a desdobrar o serviço de táxi”.

Devido à pandemia, de acordo com a responsável, o município do Sabugal tem estado “a trabalhar” com as operadoras de transportes de passageiros e com os proprietários dos táxis envolvidos no transporte dos alunos para as escolas, “no sentido de seguirem todas as regras da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT)”.

“Durante a segunda quinzena de setembro vamos, com a Proteção Civil Municipal, ter pessoas nos vários circuitos para aconselhar a utilização das máscaras e fazer o distanciamento como forma preventiva, até que sejam interiorizadas as novas regras de transporte de passageiros, porque os meninos estão em casa desde março e vão recomeçar as rotinas com novas regras”, adiantou Sílvia Nabais.

A vereadora com o pelouro da Educação no município do Sabugal, situado junto da fronteira com Espanha, disse ainda à Lusa que a medida autárquica que disponibiliza transportes escolares gratuitos aos alunos foi tomada com o objetivo de diminuir “os custos para as famílias” do concelho.

“Sendo a Educação um dos eixos prioritários, a Câmara Municipal continua, assim, empenhada no apoio de proximidade às famílias na promoção de igualdade no acesso ao ensino”, segundo uma nota da autarquia.

A fonte refere que no ano letivo de 2019/2020, no âmbito do Plano de Transportes Escolares, “foram transportados por táxi 61 alunos e por autocarro 435 alunos”.

“Por forma a consolidar este apoio aos alunos foi efetuado um investimento que contabiliza um total de aproximadamente 325 mil euros, cerca de 100 mil euros em circuitos especiais por táxi e 225 mil euros em passes escolares, através do Serviço Público de Transporte de Passageiros, cujos operadores de transporte foram a Viúva Monteiro & Irmão, Lda. e a Rodoviária da Beira Interior S.A.”, conclui.


Conteúdo Recomendado