Sabugal acolhe festival Eco-raia que divulga produtos de ambos os lados da fronteira

O concelho do Sabugal, no distrito da Guarda, vai acolher, de 16 a 18 de junho, o Festival Eco-raia que pretende divulgar produtos de ambos os lados da fronteira, foi anunciado esta segunda-feira.

No certame, organizado pela Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) e pela Diputácion de Salamanca (Espanha), com o apoio do Município do Sabugal, vão participar 80 expositores portugueses e espanhóis.

Segundo os organizadores, o evento transfronteiriço de cariz comercial, promocional, social e de animação, vai decorrer no recinto do santuário de Sacaparte, na freguesia de Alfaiates, concelho do Sabugal.

O presidente da AMCB, José Manuel Biscaia, disse esta segunda-feira na conferência de imprensa de apresentação do certame que o mesmo “é uma maneira de pôr os produtores do lado de Espanha e de Portugal a colaborarem”.

“Espero que este espaço seja uma maneira de mostrarmos que os produtos espanhóis são bons aqui [em Portugal] e que os produtos portugueses são bons aqui e também em Espanha”, disse o autarca, que também preside à Câmara Municipal de Manteigas.

José Manuel Biscaia adiantou que o Festival Eco-raia, que custa 70 mil euros, sendo 85% do valor comparticipado por fundos europeus, é realizado anualmente no território dos municípios da AMCB, para “trazer gente e mostrar produtos de qualidade”.

O evento, com entrada livre, inclui gastronomia, artesanato, produtos regionais, mostra de gado e de maquinaria agrícola, animação e música, entre outras atividades.

O cartaz musical inclui concertos de David Carreira (dia 17) e de Charanga Europa (16).

Além do festival, a organização promove anualmente, em dezembro, no recinto de feiras de Salamanca (Espanha), uma feira Eco-raia.

Carlos Santos, coordenador da AMCB, disse que o certame realizado em Salamanca atrai 40 mil pessoas e no festival agendado para o concelho do Sabugal, são esperadas “acima das 10 mil pessoas” de ambos os lados da fronteira.

Chabela de la Torre, vice-presidente da Diputácion de Salamanca, considerou que o festival a realizar nos dias 16, 17 e 18 deste mês é “um complemento perfeito para a feira Eco-raia”.

Paralelamente ao evento agendado para o recinto do santuário de Sacaparte, realiza-se mais uma edição da Feira Agrícola Agro-Raia, organizada por um conjunto de associações do concelho do Sabugal, com o apoio do município.

O presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, disse no encontro com os jornalistas, que a Agro-Raia, direcionada para o setor agrícola, é este ano “valorizada pelo festival Eco-raia”.



Conteúdo Recomendado