Ruído de aerogeradores vai ser medido novamente em Malcata

Projeto de ampliação do parque eólico “Penamacor 3B” tem sido muito contestado pela população desta freguesia do concelho do Sabugal.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) recomendou às empresas CME/ Tecneira que «densifiquem os pontos de medição do ruído, passando de 6 para 16», no âmbito do projeto de ampliação do parque eólico “Penamacor 3B”.

O empreendimento está a ser contestado pela população da freguesia de Malcata (Sabugal), que tem posto em causa a fiabilidade dos planos de monitorização do ruído incluídos nos estudos de impacte ambiental do projeto. O Movimento “Malcata Pro-Futuro” deu a conhecer a decisão da APA à população numa reunião realizada no sábado passado durante a qual também foi sugerido que as medições sejam realizadas «em diversas condições de vento» e tendo como ponto de referência «a ausência de todos os aerogeradores, os existentes e os que se pretende instalar». Os contestatários recordam ainda que «o ruído não deve superar os 35 décibeis, limiar acima do qual são observáveis efeitos adversos na saúde das populações expostas, segundo a Organização Mundial de Saúde, e não os 45 dB».

Nesse sentido, a Junta de Freguesia local foi mandatada para propor à empresa que seja «a população de Malcata a escolher a empresa acreditada que irá desenvolver o plano de monitorização, com 16 pontos a indicar pelo Movimento, e também de um técnico independente, acreditado e reconhecido pela APA, para acompanhamento da monitorização e para análise do algoritmo e do modelo computacional de extrapolação dos valores futuros do parque eólico com 25 aerogeradores, tendo em conta o pior cenário que possa ocorrer». Em dezembro último, o “Malcata Pro-Futuro” apresentou uma queixa à Comissão Europeia contra o Estado português pela ausência de resposta das autoridades oficiais e anunciou recentemente que vai avançar com uma ação popular administrativa para tentar travar a ampliação do parque eólico. Os populares contestam a localização dos pontos de medição do ruído e «fragilidades» da DIA (Declaração de Impacto Ambiental) emitida pela APA. Atualmente com 19 aerogeradores, o projeto implica a construção de mais seis torres nas freguesias de Malcata (Sabugal) e Meimão (Penamacor).


Conteúdo Recomendado