RUDE recebe projeto de Turismo Criativo na Cova da Beira

A RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural recebe projeto de cooperação internacional ENERDECA Creative Rural Destinations Network no território da Cova da Beira e promove atividades de Turismo Criativo na Covilhã e Fundão.

O evento decorrerá entre os dias 28 e 30 de março na região da Cova da Beira e do Oeste. A parceria envolve 22 parceiros oriundos de quatro países Europeus Grécia, Chipre, Lituânia e Portugal.

A visita a Portugal irá dividir se em duas partes A primeira parte na região da Cova da Beira, onde os participantes conhecerão projetos de turismo criativo como o New Hand Lab e Wool Urban Festival, na cidade da Covilhã, e a Casa do Barro e o Cestaria Lab no Município do Fundão.

A segunda parte da visita acontecerá no território do parceiro português LEADER Oeste, onde, para além, das visitas às cidades criativas da UNESCO Caldas da Rainha e Óbidos, realiza se uma conferência sob o tema “Turismo Criativo Oportunidades para territórios rurais” na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar em Peniche, que contará com a presença e intervenção de académicos e especialistas da área.

O projeto de cooperação internacional ENERDECA Creative Rural Destinations Network pretende, entre outras estratégias, implementar e criar um produto transnacional de Turismo Criativo em territórios rurais.

Com o termo “Turismo Criativo”, queremos afirmar uma forma alternativa de turismo que procura envolver os turistas em atividades criativas relacionadas com o capital cultural dos territórios.

Segundo a RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural, “o Projeto está centrado na estimulação da atividade económica e social dos territórios através do desenvolvimento de projetos de animação turística e indústrias criativas, mas também em potenciar em rede essas atividades, construindo uma rota transnacional de turismo criativo que proporcionará experiências autênticas, ao mesmo tempo que, protege e valoriza o capital patrimonial, ambiental e cultural dos territórios, fortalecendo a ligação entre o turista e o destino rural, criando assim uma oferta turística distintiva a nível internacional”.


Conteúdo Recomendado