Rota da Transumância em Casais de Folgosinho

A Festa da Transumância procura celebrar a tradição ancestral da descida dos rebanhos da Serra da Estrela para as terras baixas junto ao Tejo, em busca de melhores pastos.

O Município de Gouveia, a ADIRAM – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, entidade gestora da Rede de Aldeias de Montanha, e a rede iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas, irão promover, no dia 8 de setembro, sábado, em Casais de Folgosinho, associada à Romaria Nossa Senhora Assedasse, a Festa da Transumância.

Segundo uma nota da organização, a Festa da Transumância procura celebrar a tradição ancestral da descida dos rebanhos da Serra da Estrela para as terras baixas junto ao Tejo, em busca de melhores pastos.

No dia 8 de setembro, pelas 7h30, realiza-se um percurso pedestre, ao longo do curso do Mondego, e o ponto de partida será na Casa de Abrigo de Folgosinho, nos Casais de Folgosinho, e ponto de chegada a capela da Senhora da Assedasse.

 Às 12 horas irá decorrer a tradicional missa em honra da padroeira, seguido de um convívio onde é habitual a partilha de histórias e memórias das viagens em romaria pela Serra da Estrela.

Esta iniciativa enquadra-se na Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas, cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia. 

 

Programa:

09h – Início da rota com rebanho enfeitado

11h00 – Momento tradicional com: Cancioneiro de Folgosinho

12h – Missa na Capela da Nossa Senhora de Assedasse

12h30 – Procissão

14h – Almoço junto ao rio

 

Para mais informações, AQUI


Conteúdo Recomendado