"Romaria" é em Gouveia

A cidade de Gouveia, recebe hoje, amanhã (25) e domingo (26), um evento cultural que disponibiliza ao público cerca de 70 atividades culturais gratuitas.

O “G!O Romaria Cultural” é promovido por um grupo de jovens de Gouveia e surge como uma forma original de promoção e de dinamização do concelho “através de estratégias de valorização do património, quer o mais tradicional, quer os projetos culturais contemporâneos emergentes”.

O certame inclui música, cinema, teatro e artes plásticas, que irão levar os visitantes em “romaria” pelas ruas, praças, edifícios e mirantes da cidade.

A coordenação do evento indicou que estão programadas “cerca de 70 atividades”, um número que aumentou em relação ao primeiro ano, com a introdução de novas iniciativas na área do cinema.

Na segunda edição de “G!O Romaria Cultural”, a organização pretende renovar os votos de mobilização do tecido associativo do concelho e mostrar ao público “o que de melhor” se faz em Gouveia, “envolvendo ativamente a comunidade local e apresentando uma programação totalmente gratuita e aliciante” para os residentes e para “quem vem de fora”.

Na edição deste ano são destaques a realização da atividade “Monstra à Solta em Gouveia – Festival de animação de Lisboa” (Teatro Cine de Gouveia) e uma intervenção de arte urbana no Mercado Municipal, com vista à valorização daquele espaço.

O projeto de arte urbana é coordenado pela equipa Circus e inclui a participação de artistas como Frederico Draw, Lara Luís, Chei Crew e Pedro Podre, que participam numa residência artística que decorre até ao dia 26.

O programa do “G!O Romaria Cultural” também contempla feiras de artesanato, gastronomia, produtos agrícolas e de troca de brinquedos, a realizar no Mercado Municipal, na Praça Alípio de Melo, na Avenida dos Bombeiros e no jardim do Museu Abel Manta.

Estão ainda agendas várias exposições de fotografia, pintura, ilustração, escultura, desenho gráfico e artes manuais, entre outras.

No plano musical, realce para espetáculos de música eletrónica, rock, fado, folclore e música popular, a realizar nas ruas, praças e recantos do centro da cidade de Gouveia.

Do cartaz do evento cultural fazem também parte momentos de dança, poesia, teatro, performances, jogos tradicionais, ‘workshops’, apresentações de livros, entre outros.

O evento cultural, promovido em parceria com a Câmara Municipal de Gouveia, tem um orçamento de cerca de 2.500 euros.


Conteúdo Recomendado