Romaria Cultural com nova edição em Gouveia

A iniciativa, promovida pela GO Romaria, terá lugar de 26 a 28 de julho.

Parece improvável juntar o rock & roll a um espetáculo de performance. Mas depois percebe-se que há um concerto de jazz a acontecer no mesmo fim de semana que uma peça de teatro infantil.

É esta diversidade de expressões artísticas que acontece na encosta da Serra da Estrela e tem ganho uma projeção nacional crescente, sendo a contribuição das associações e grupos artísticos locais o cimento que agrega uma programação recheada nos próximos dias 26, 27 e 28 de julho.

Além da presença dos Peste & Sida e de Nuno Calado (dj set) que irão “apadrinhar” a noite de sábado ou de Fuzzil, Soul of Anubis e António Freitas (dj set) na noite anterior, os concertos e música eletrónica são espetáculos que encerrarão sempre os dias nos belos jardins dos claustros dos Paços do Concelho. Aqui atuarão também Trans-Aeolian Transmission, duo franco-italiano (Jardins Efémeros e Festival Músicas do Mundo em 2015) que ilustra a sua atuação com um road-movie realizado
em regiões remotas da China, mas não é por aqui que o festival começa.

No dia 26, o início “oficial” da Romaria Cultural acontece com o espetáculo de teatro da produção de UMCOLETIVO “Escuridão Bonita”, que promete contar uma história curiosa na quase ausência de luz, seguindo-se a performance orgânica e misteriosa “Alento: Emersão”, da autoria do coreógrafo e bailarino Pedro Ramos (Ordem do O) no jardins do Mirante do Paixotão, local que empresta ao evento, como logotipo, a sua árvore-símbolo e reforça a temática ambiental e a importância da natureza enquanto fator de inspiração da criação artística.

A programação não ficará por aqui neste mirante, uma vez que a tarde de sábado será ali preenchida com jogos recreativos, música eletrónica (Le Cirque du Freak e
Náinetin ou Ford) e um concerto ao pôr do sol protagonizado pelo duo Paisiel, enigmático nome do projeto de João Pais Filipe e Julius Gabriel que é escolha do Jazz ao Centro Club (Coimbra). Ao final do dia o festival regressa ao centro da cidade, às praças e ruas de restauração, para acolher fado (bairro ladino), cinema ao ar livre (escolhas do festival internacional de cinema ambiental Cine Eco) e atuações de associações recreativas e culturais de Gouveia imprescindíveis para o sucesso da Romaria Cultural desde a sua 1ª edição.

Com atuações complementares, as ruas do centro de Gouveia estarão culturalmente abertas e oferecem outras experiências surpreendentes como o projeto de multimédia re-right vol. II, ou convidam a participar numa conversa sobre teatro, em projetos comunitários como a Manta Pela Igualdade, numa oficina de tecelagem ou a explorar os habitats naturais da Serra da Estrela.

No domingo, e como concerto de encerramento, Calcutá, projeto a solo de Teresa Castro, levará os ambientes, paisagens e memórias do deserto americano à Igreja da
Misericórdia. Segue-se a Romaria Tradicional ao Sr. do Calvário, atividade que “empresta” o nome ao evento e espelha a pluralidade cultural pretendida, onde artistas, público e organização sobem à Capela do Senhor do Calvário, seguindo-se o momento simbólico de devolução à natureza de uma águia por parte do Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) e findando com uma merenda comunitária de produtos regionais na escadaria do Monte do Calvário.

Segundo a organização, “todas as atividades proporcionadas têm caráter gratuito e acesso universal, informal e participativo e irão proporcionar, pelo sexto ano consecutivo, momentos culturais originais e irrepetíveis a todos os que queiram “sair à rua com a cultura”!”.

Todas as atividades proporcionadas têm caráter gratuito e acesso universal, informal e participativo e irão proporcionar, pelo sexto ano consecutivo, momentos culturais originais e irrepetíveis a todos os que queiram “sair à rua com a cultura”.

Sobre a GO Romaria – Associação Contatos Cultural Gouveense

A GO Romaria é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo a promoção de projetos artísticos e culturais integrados na realidade social e cultural da região da Serra da Estrela, bem como a promoção do concelho de Gouveia, através de estratégias de valorização do património natural, cultural e gastronómico, traduzidas pela inclusão da população em processos de recuperação e divulgação da memória, tradições e histórias locais.

A estreita colaboração com as associações culturais e artistas locais, dotando-os de um canal de comunicação para a divulgação e projeção dos seus trabalhos, tem sido também um ponto de ação da associação, materializando esta colaboração em diversas atividades ao longo do ano, sendo a maior delas a Romaria Cultural, um fim de semana cultural de cariz diversificado, a acontecer este ano de 26 a 28 de julho.

 


Conteúdo Recomendado