Restaurante Colmeia foi o vencedor do primeiro concurso Beira Interior Gourmet

Além do “Melhor Restaurante”, a CVRBI distinguiu mais onze estabelecimentos de restauração em nove categorias.

O concurso gastronómico Beira Interior Gourmet decorreu de 10 de julho a 10 de agosto e envolveu mais de três dezenas de restaurantes da região. E a entrega dos prémios decorreu ontem, dia 19, no grande auditório do Teatro Municipal da Guarda. O restaurante Colmeia, na Guarda, foi considerado o melhor restaurante nos Prémios Beira Interior Gourmet.

A ideia já tinha sido pensada há algum tempo, mas só agora conseguimos colocar em prática como explicou o presidente da Comissão Vitivinícola da Região da Beira Interior (CVRBI), Rodolfo Queirós, “há poucos vinhos da Beira Interior nas cartas de vinhos dos restaurantes da região e este será em primeiro lugar um incentivo para a restauração da região”. Acrescentou ainda que todos os restaurantes que participaram “foram todos uns grandes vencedores, porque fazer parte deste guia demonstra uma grande coragem!”. A segunda edição já está a ser pensada, com algumas novidades, e deverá decorrer em março ou abril, adiantou o presidente.

Fernando Melo, que foi o presidente do júri, constituído por um total de 14 personalidades de diversas áreas, destacou a qualidade dos restaurantes e a dificuldade que os restaurantes estão a passar nesta altura de pandemia. “Nós não temos dúvidas dos resultados e foi muito bom chegarmos ao fim e sentirmos isso” concluiu o presidente do júri, que acrescentou que este evento servirá para “mudar atitudes e comportamentos”.

“Vimos celebrar a vitória da Beira Interior e isto hoje é uma festa!” exclamou Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, que de imediato assumiu o compromisso de “ajudar a aumentar a notoriedade deste evento para ter peso do ponto de vista nacional na próxima edição”.
Recorde-se que o concurso teve como objetivo a promoção dos Vinhos da Beira Interior e o seu “casamento” com as várias gastronomias e em particular com a gastronomia tradicional da Beira Interior, elegendo-os como vinhos indispensáveis ao acompanhamento equilibrados dos menus como explicou o presidente, Rodolfo Queirós.

O menu a concurso foi composto por entrada, prato principal e sobremesa que foram acompanhados por Vinhos da Beira Interior certificados inseridos na carta de vinhos do restaurante.

No final o concurso premiou:

“Melhor Restaurante”Restaurante Colmeia (Guarda)

“Melhor harmonização vinho e comida” Casas do Côro (Mêda)

“Melhor integração de produtos da Beira Interior” – Alkimya (Covilhã)

“Melhor sobremesa”Casa Esquila (Sabugal)

“Melhor espaço” Cova da Loba (Celorico da Beira)

“Melhor Prato” – Encosta da Muralha (Castelo Branco)

“Melhor Serviço de Vinhos”Entre Portas (Pinhel); D´sigual Wine House (Guarda)

“Melhor Entrada” – Taberna A Laranjinha (Covilhã)

“Melhor Carta de Vinhos” Aquariu´s (Guarda) e Nobre Vinhos e Tal (Guarda)


Conteúdo Recomendado