Residentes de aldeia do Fundão vão ser atores em peça de teatro

A iniciativa partiu de Joana Rasgado e Paulo Barbosa, um casal natural de Lisboa, que está a implementar um projeto de turismo rural naquela localidade.

Um grupo de habitantes da aldeia de Lavacolhos, no Fundão, vai ser protagonista da peça de teatro “Filhas do Monte”, numa experiência inédita que constitui uma homenagem ao povo e à Serra da Argemela, que ardeu no ano passado.
O espetáculo é apresentado na terça-feira, 14 de agosto, às 22 horas, na Praia Fluvial de Lavacolhos e tem a particularidade de apenas um dos elemento do elenco não ser residente nesta aldeia do concelho do Fundão, no distrito de Castelo Branco.

A iniciativa partiu de Joana Rasgado e Paulo Barbosa, um casal natural de Lisboa, que está a implementar um projeto de turismo rural naquela localidade.

Ambos com ligação ao teatro, resolveram criar uma peça que envolvesse a comunidade local e que pudesse “proporcionar algo de novo para as pessoas e criar novas dinâmicas e atividades para além do quotidiano e da rotina”, como explicou à agência Lusa Joana Rasgado, encenadora da peça.

O desafio foi prontamente aceite: “Aderiram à ideia de uma forma maravilhosa e com um entusiasmo enorme. E, desde então, têm dado imenso e cresceram muitíssimo”.

A peça foi escrita por Paulo Barbosa e dá corpo a uma das lendas da Serra da Argemela, constituindo uma homenagem a este monte tantas vezes fustigado pelas chamas, bem como ao povo local, com particular destaque para as mulheres, que estão em grande maioria na peça.

“Quisemos dar o protagonismo às mulheres. Reconhecer o papel que têm e que nem sempre é lembrado”, refere Paulo Barbosa.

Em “Filhas do Monte” há ainda lugar aos “feitos heroicos do povo que enaltecem a terra” e às “fantasias que embalaram ao longo dos tempos as gerações passadas e estas”, tudo isto sem esquecer o ícone da terra (o bombo), presente através da participação do Grupo de Bombos de Lavacolhos.

O espetáculo tem entrada livre, mas integra uma componente solidária, pelo que, quem quiser poderá entregar um donativo para ajudar na aquisição de uma viatura de combate a incêndios para a aldeia.


Conteúdo Recomendado