Reitor da UBI deu posse a presidentes de departamento e coordenadores de unidades de investigação

A tomada de posse decorreu na Reitoria da UBI.

Estão oficialmente em funções os novos presidentes de departamento da Universidade da Beira Interior (UBI) e os coordenadores das Unidades de Investigação & Desenvolvimento sediadas na academia. Eleitos no dia 15 de outubro, tomaram posse no dia 18, na presença do Reitor da UBI. Durante a oficialização dos mandatos, que terão a duração de dois anos, António Fidalgo destacou três ideias: gratidão, congratulação e compromisso.

“A gratidão refere-se à disponibilidade que demonstraram para assumir estas funções. De seguida, merecem ser congratulados pelo mérito evidenciado, reconhecido pelos pares da academia, que os elegeram”, disse o Reitor da UBI, que deixou o compromisso de “máxima cooperação” durante o período em que estiver no cargo de Reitor.

A eleição para a presidência dos departamentos da UBI resultou na recondução de Paulo Parada (Física) e José Albertino Figueiredo (Química), ambos da Faculdade de Ciências; Pedro Inácio (Informática), Rui Miguel (Ciência e Tecnologia Têxteis), António Espírito Santo (Engenharia Eletromecânica) e Fernando Diniz (Engenharia Civil e Arquitetura), na Faculdade de Engenharia; Arminda do Paço (Gestão e Economia), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas); e José Ignacio Vázquez (Letras), da Faculdade de Artes e Letras. Por inerência ao cargo de presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, e não tendo participado nas eleições da última semana, Miguel Castelo-Branco continua como presidente do Departamento de Ciências Médicas.

Iniciam mandatos Sandra Vaz (Matemática), Francisco Brójo (Ciências Aeroespaciais; Catarina Sales de Oliveira (Sociologia); Manuel Loureiro (Psicologia e Educação); e Dulce Esteves (Ciências do Desporto).

Na Faculdade de Artes e Letras esta eleição fica assinalada pela primeira votação para os dois departamentos que resultaram na divisão do anteriormente designado de Comunicação e Artes. No Departamento de Artes foi eleito Luís Nogueira e no Departamento de Comunicação, Filosofia e Política, José António Duarte Domingues.

Quanto às UI&D, mantêm-se Rui Pacheco no CMA – Centro de Matemática e Aplicações da UBI; Paulo Jorge dos Santos Pimentel de Oliveira no C-MAST – Center for Mechanical and Aerospace Science and Technologies; João Ferreira no NECE – Research Center in Business Sciences; João Castro Gomes no C-MADE – Centre of Materials and Building Technologies; António Cardoso no CISE – Electromechatronic Systems Research Centre.

As mudanças verificaram-se no FibEnTech – Fiber Materials and Environmental Technologies, com a eleição de António Albuquerque; LabCom – Comunicação e Artes, com a escolha de Anabela Gradim; CICS – Centro de Investigação em Ciências da Saúde, agora coordenado por Sílvia Socorro. André Barata irá coordenar o recém criado Praxis – Centro de Filosofia, Política e Cultura.


Conteúdo Recomendado