Regras apertadas poderão pôr em causa três mil vagas no Superior

Em causa, cursos pouco procurados pelos alunos.

O próximo ano letivo poderá ser sinónimo de menos vagas no Ensino Superior.

Este decréscimo prende-se com novas regras que o Ministério da Educação e Ciência implementou por ter “dúvidas quanto à disponibilidade dos recursos financeiros necessários” das instituições com cursos com pouca procura por parte dos estudantes.

A notícia veiculada esta quarta-feira pelo jornal Público indica que são três mil as vagas em causa, sendo que metade está no ensino privado e a outra metade no público onde, no corrente ano letivo, ficaram 30 cursos com vagas por preencher.

Nos últimos três anos, escreve a mesma publicação, 70 cursos foram encerrados por falta de alunos em número suficiente para justificar a sua abertura. Este ano foram 89 os que tiveram menos de cinco estudantes inscritos.

Perante este cenário, o Governo receia que as universidades coloquem em causa a sua sustentabilidade financeira e, por isso, a 26 de setembro, o secretário de Estado do Ensino Superior emitiu um despacho que obriga a Direção-Geral do Ensino Superior a analisar todos os cursos que se encontram nesta situação.

Os resultados serão depois avaliados pela Inspeção-Geral da Educação e da Ciência e pela Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.


Conteúdo Recomendado