Região Centro tem a mais baixa taxa de abandono escolar do país

A região Centro apresenta a mais baixa taxa de abandono escolar precoce e os melhores resultados nos exames nacionais no país, informou ontem a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional do Centro (CCDRC). Os últimos dados, de 2012, indicam que a região Centro é no território nacional aquela que apresenta a mais baixa taxa de abandono […]

A região Centro apresenta a mais baixa taxa de abandono escolar precoce e os melhores resultados nos exames nacionais no país, informou ontem a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional do Centro (CCDRC).
Os últimos dados, de 2012, indicam que a região Centro é no território nacional aquela que apresenta a mais baixa taxa de abandono escolar precoce (18,7%), aproximando-se da meta estabelecida pela União Europeia para ser atingida em 2020, que é de 10%, adianta a mesma entidade em comunicado. Entre 2007 e 2012, a taxa diminuiu o dobro, se comparada com o período entre 2000 e 2006. “No entanto, e apesar de todos os progressos, as regiões portuguesas estão ainda longe de atingir o objetivo de redução para 10%, sendo necessário continuar as apostas no reforço do ensino vocacional e no alargamento do ensino profissional, a prosseguir em 2014-2020 com um Programa Operacional Regional dotado de verbas do Fundo Social Europeu”, segundo números ontem divulgados pela CCDRC. Quanto aos exames nacionais, verifica-se que os estabelecimentos dos ensinos básico e secundário da região Centro tiveram os melhores resultados do que os observados em média no país, mas igualmente no desempenho a nível global. Já nas competências em matemática, com base nos resultados PISA, “a região Centro lidera em termos de valores médios, registando também a maior percentagem de alunos com níveis de proficiência elevados”, destaca a CCDRC. “Tendo em conta a grande aposta verificada na qualificação dos recursos humanos ao longo da última década, os dados mais recentes mostram que a região Centro tem vindo a melhorar, revelando valores que, sendo ainda assim baixos em termos comparativos europeus, são já superiores à média nacional. Fruto do empenho dos professores, alunos, famílias, autarcas e diretores de escolas, podemos e devemos orgulhar-nos de ter o melhor sistema educativo regional do país”, salienta o presidente da CCDRC, Pedro Saraiva.

Conteúdo Recomendado