Região Centro investe na valorização económica do queijo

http://feiradoqueijo.cm-celoricodabeira.pt/2016/01/11/o-fabrico-do-queijo-serra-da-estrela/

Este projeto que tem um apoio de 2 milhões de euros do Centro 2020 pretende implementar uma estratégia de rejuvenescimento, valorização e afirmação da competitividade do queijo.

É apresentado hoje, dia 20, às 16 horas, o Programa de Valorização da Fileira do Queijo da região Centro, na Biblioteca Municipal de Mangualde. A iniciativa conta com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza.

Segundo uma nota informativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), “este projeto conta com um apoio de 2 milhões de euros do Programa Centro 2020” e pretende implementar uma estratégia de rejuvenescimento, valorização e afirmação da competitividade da fileira do queijo, através da inovação e da transferência de conhecimento do sistema científico e tecnológico regional para os agentes económicos que intervêm na fileira dos Queijos DOP da Região Centro.

Trata-se de uma iniciativa liderada pelo InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, sendo que o projeto envolve um consórcio alargado de 14 instituições de base regional ou local, designadamente associações representativas do setor, instituições de ensino superior e de I&DT e outras instituições com um papel relevante na valorização económica dos Queijos DOP da Região Centro dos territórios alvo da intervenção (Beira Baixa, Rabaçal e Serra da Estrela).

Uma vez que a fileira do Queijo possui uma expressão muito forte na região Centro Interior, constituindo um dos principais produtos endógenos do território e um dos com maior potencial de crescimento e de arrastamento de outras atividades fortemente ligadas ao território. Contudo, “é crucial construir uma estratégia alargada, concertada e integrada à escala regional, que vise apoiar os agentes da fileira na resolução dos principais estrangulamentos da cadeia de valor dos queijos tradicionais da região – desde o produtor de leite até ao consumidor – de modo a fortalecer e valorizar a fileira” conclui a mesma fonte.

Programa
16h00 Boas vindas
Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo
Apresentação do Programa de Valorização Económica e Territorial do Queijo na Região Centro
Presidente da Direção do INOVCLUSTER, Cláudia Domingues Soares
A importância do projeto para a região Centro
Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa

17h00 Encerramento
Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza


Conteúdo Recomendado