Regadio da Cova da Beira com novas extensões no Fundão

O Regadio da Cova da Beira vai ter novas extensões no concelho do Fundão e poderá ser expandido para sul da Serra da Gardunha, disse hoje o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes. Dentro da atual área do regadio há zonas que não estão cobertas nalgumas freguesias do concelho do Fundão. apesar de terem […]

O Regadio da Cova da Beira vai ter novas extensões no concelho do Fundão e poderá ser expandido para sul da Serra da Gardunha, disse hoje o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes.
Dentro da atual área do regadio há zonas que não estão cobertas nalgumas freguesias do concelho do Fundão. apesar de terem os canais por perto, não são irrigadas, como acontece, por exemplo, em Peroviseu, apontou o autarca. «Está confirmado que essas infraestruturas vão ser concluídas, dentro aquilo que é o polígono que já estava executado», referiu Paulo Fernandes à Lusa, com base em informações prestadas pelos serviços ligados ao Ministério da Agricultura. Segundo referiu, estão também em curso estudos para avaliar a possibilidade de expandir o regadio para terrenos a sul da Gardunha, nomeadamente na freguesia de Vale Prazeres, acrescentou. «Trata-se de uma área interessante, porque tem havido um incremento nas áreas de pomares», justifica o autarca, que ainda espera ver fundos do atual quadro comunitário a financiar aquela expansão. Segundo a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, ainda sem as obras de extensão anunciadas e em estudo, o investimento global no Regadio da Cova da Beira é de cerca de 320 milhões de euros. A área irrigada engloba 29 freguesias dos concelhos de Sabugal, Belmonte, Covilhã, Fundão e Penamacor. Segundo Paulo Fernandes, uma das principais preocupações deve passar a ser «a otimização do regadio», tendo em conta que os terrenos abrangidos têm uma taxa de ocupação inferior a 40%. O autarca apela à criatividade para que surjam novas medidas e aponta como exemplo a decisão da Câmara do Fundão de aplicar descontos nos impostos municipais para proprietários que coloquem as terras a produzir. O presidente da Câmara do Fundão espera também que no próximo quadro comunitário de apoio seja possível financiar um novo regadio, do lado sul da Serra da Gardunha, a parir da barragem da Marateca, no concelho de Castelo Branco. «Essa é uma nova vertente e esperamos que seja possível avançar com o projeto», conclui o autarca.

Conteúdo Recomendado