Reflorestação no Sabugal

Caixa e Quercus plantam mais 15 mil plantas em sete localidades A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e a Quercus uniram-se na plantação de mais 15 mil plantas, iniciada no passado dia 21, em sete localidades distintas. Com esta acção de reflorestação, a “Floresta Caixa” ultrapassa as 100 mil plantas. Sabugal foi um dos concelhos […]

Caixa e Quercus plantam mais 15 mil plantas em sete localidades

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e a Quercus uniram-se na plantação de mais 15 mil plantas, iniciada no passado dia 21, em sete localidades distintas. Com esta acção de reflorestação, a “Floresta Caixa” ultrapassa as 100 mil plantas.

Sabugal foi um dos concelhos abrangidos pela iniciativa, a que se juntaram também Baião, Cadaval, Grândola, Ponte de Sôr, Portalegre e Vila Real, que contaram com o apoio da Caixa e da Quercus para recuperar a floresta original portuguesa. No total, serão recuperados cerca de 18 hectares.

Esta acção envolveu colaboradores e familiares da Caixa e da Quercus, voluntários do Corpo Nacional de Escutas (CNE), autarquias e juntas de freguesia das localidades referidas. A iniciativa inseriu-se nas comemorações nacionais do “Dia da Floresta Autóctone” (23 de Novembro) e pretendeu sensibilizar a sociedade em geral para a importância das florestas naturais.

Várias espécies

As sete acções de plantação foram efectuadas no âmbito da “Floresta Caixa”, o conjunto de iniciativas da CGD para a construção de uma nova floresta portuguesa, gerida de forma activa e sustentável e constituída por espécies autóctones. Com esta última iniciativa, “a Floresta Caixa” ultrapassa as 107.000 plantas, entre espécies arbóreas e arbustivas autóctones, colocadas em terrenos de Norte a Sul do País. A monitorização e o acompanhamento das espécies plantadas são assegurados pela Quercus.

O dia 21 de Novembro marcou, assim, o início da plantação de mais 15.000 plantas de espécies tão variadas, como o Carvalho-negral, o Plátano-bastardo, o Vidoeiro, a Tramazeira, o Azereiro, a Azinheira, o Sobreiro, o Amieiro-negro, o Freixo, a Borrazeira-preta, o Medronheiro, o Castanheiro, o Loureiro, a Murta, o Carvalho-cerquinho, o Carvalho-alvarinho, o Aderno-bastardo e o Folhado.


Conteúdo Recomendado