Recriação histórica dos banhos romanos abre época balnear em complexo termal do Sabugal

Vinte e cinco atores e figurantes da Companhia de Teatro VIV`ART, recriaram os banhos romanos no complexo termal do Cró, no concelho do Sabugal. A recriação, a que assistiram cerca de mil pessoas, foi organizada na tarde de sábado, pela Câmara Municipal do Sabugal, com o objetivo de divulgar as termas do Cró junto dos […]

Vinte e cinco atores e figurantes da Companhia de Teatro VIV`ART, recriaram os banhos romanos no complexo termal do Cró, no concelho do Sabugal.
A recriação, a que assistiram cerca de mil pessoas, foi organizada na tarde de sábado, pela Câmara Municipal do Sabugal, com o objetivo de divulgar as termas do Cró junto dos turistas e dos visitantes que nesta altura da Páscoa se encontram na região. Durante mais de uma hora, as ruínas do antigo balneário termal foram o cenário para a recriação histórica dos banhos do período romano e do quotidiano da época. Mário Costa, da Companhia de Teatro VIV`ART, explicou à agência Lusa que foi recriada «a vinda de um patrício romano a banhos, com os pequenos detalhes das diferentes fases dos banhos e algum divertimento». A encenação teve por base o banho romano, passando pelas fases de caldário (espaço das termas com banhos públicos), tepidário (local do banho morno) e frigidário (local onde se tomava o banho frio). Também foram realizadas encenações complementares, como danças de vestais, combate de gladiadores, rituais de purificação, declamação de poesia, canto e música. A ação terminou com uma visita guiada e encenada ao atual balneário termal do Cró, situado entre as freguesias de Rapoula do Côa e de Seixo do Côa, a cerca de 15 quilómetros do Sabugal. O evento assinalou a abertura do período balnear no complexo termal, que se inicia na segunda-feira, segundo o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo. Com a recriação histórica a autarquia também pretendeu «captar utentes» para o equipamento termal. «Esta é uma ação promocional das termas e, através dela, promovermos o nosso concelho e o nosso património», justificou. Na época de 2012, aquele complexo termal, cujas águas são indicadas para o tratamento de problemas reumáticos e musculares, esqueléticos e doenças respiratórias, recebeu cerca de 1.500 aquistas, esperando o autarca que o número possa aumentar em 2013. «Só com estas iniciativas é que conseguimos levar o nome do Cró a mais pessoas. Isto é um veículo excelente de desenvolvimento e de imagem para as Termas do Cró e para o concelho em geral», disse Paulo Martins, administrador da empresa que gere aquela unidade e está a construir um hotel no local. Quem assistiu à recriação dos banhos romanos gostou do que viu e assegurou que a deslocação ao complexo termal «valeu a pena». Filipa Carreira, residente em Lisboa, que passou a Páscoa no Sabugal, onde tem familiares, considerou a iniciativa «muito interessante» por ter permitido relembrar «a história» das Termas do Cró. António Martins, natural do Soito (Sabugal) e residente em Lisboa, também reconheceu tratar-se de «uma mais-valia para a divulgação das termas». Já Vitória Ladeiro, residente na freguesia de Miuzela, no concelho de Almeida, disse à Lusa que gostou «muito de ver» a recriação histórica.

Conteúdo Recomendado