Recriação da feira de São João anima cidade da Guarda e promove produtos locais

O certame realiza-se no largo João de Deus, no pátio traseiro do Museu da Guarda e nos claustros do Paço da Cultura, entre sábado e segunda-feira.A Câmara Municipal da Guarda vai promover, entre sábado e segunda-feira, mais uma recriação da feira anual de São João, para animar a cidade e promover os produtos endógenos. O […]

O certame realiza-se no largo João de Deus, no pátio traseiro do Museu da Guarda e nos claustros do Paço da Cultura, entre sábado e segunda-feira.A Câmara Municipal da Guarda vai promover, entre sábado e segunda-feira, mais uma recriação da feira anual de São João, para animar a cidade e promover os produtos endógenos. O certame realiza-se no largo João de Deus, no pátio traseiro do Museu da Guarda e nos claustros do Paço da Cultura, numa produção da Empresa Municipal Culturguarda, que gere o Teatro Municipal da Guarda (TMG), para a Câmara Municipal. “Tal como em edições anteriores, vendedores e coletividades da região vão estar naquele espaço com a tradicional venda de produtos e muita animação”, segundo a organização do certame. Durante o evento não faltarão a fogueira de rosmaninho e bela-luz com a queima da boneca e o tradicional baile de São João, na noite de domingo, acrescenta.
Na iniciativa que pretende recriar o ambiente da feira de São João do início do século XX, serão vendidos produtos locais e de artesanato, como cestaria em vime e madeira, foles, saquinhos de lã com alfazema, esculturas em madeira, mantas de farrapos, brinquedos de madeira, tecelagem manual em linho, ferragens e cutelaria, entre outros. Também não faltarão os manjericos, os frutos vermelhos, as couves, as alfaces, as hortaliças e as flores, pão, biscoitos, licores, compotas, bolachas e queijo de ovelha. No recinto também estarão tasquinhas que servirão o típico caldo de grão, sardinha assada com pimentos, caldo verde, carne assada na brasa e enguias em espetada. A Culturguarda anuncia que uma das novidades da edição deste ano será a exibição de filmes de cinema mudo. “Haverá sessões a fazer lembrar a feira de início do século XX. No pátio traseiro do Museu da Guarda passarão fitas dos mestres Buster Keaton e Charlie Chaplin, todos os dias, a partir das 21:00 e até às 24:00”, é indicado. No período em que decorre a feira, entre as 14:00 e as 24:00, as exposições patentes no Museu da Guarda e no Paço da Cultura vão estar abertas ao público. Nos claustros do Paço da Cultura vai decorrer uma “Feirinha da Tralha”, com venda de artigos em segunda mão, como livros, postais, discos, roupa e quadros, entre outros objetos usados. A feira será animada por coletividades do concelho da Guarda, estando assegurada a participação de ranchos, grupos de concertinas, de bombos e de cantares, tunas, fanfarras e uma banda filarmónica.
Na conferência de imprensa de apresentação do certame, o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Joaquim Valente, disse que a iniciativa poderá ser, em tempo de crise, “um balão de oxigénio” para a região, uma vez que ajuda a vender os produtos regionais. O diretor do TMG, Américo Rodrigues, indicou que o evento, para além do aspeto do turismo e da cultura, “adquire também a importância de ser um ato de promoção de recursos locais”. A Câmara Municipal da Guarda vai investir cinco mil euros na recriação da feira de São João.


Conteúdo Recomendado