Reabilitar para Arrendar já garantiu 10 milhões de euros para obras

Programa de empréstimos está a aprovar candidaturas a bom ritmo. Fundos europeus vão servir para recuperar prédios antigos e criar rendas baixas.

O programa Reabilitar para Arrendar Já aprovou projetos de recuperação urbana no valor de 10 milhões de euros. De acordo com o Jornal de Negócios, há já 47 candidaturas aprovadas ou em fase final de aprovação, equivalentes a 20% dos 50 milhões de euros de fundos europeus disponibilizados para a recuperação de imóveis em Portugal.

A ajuda será prestada através de empréstimos a 15 anos, com taxa fixa de 2,9%. Os proprietários irão receber cerca de 90% dos fundos necessários para a recuperação dos imóveis, sendo depois obrigados a colocar as habitações no mercado de arrendamento com preços acessíveis.

No total, o Reabilitar para Arrendar já recebeu 508 candidaturas com toda a documentação oficial necessária desde que foi lançada a primeira vaga de financiamentos a 10 de julho. A maior concorrente é para já a Santa Casa da Misericórdia do Porto, que já apresentou 10 candidaturas com um valor total de 2,5 milhões de euros.


Conteúdo Recomendado