Re-food Guarda abre as portas até ao final de março

Nesta fase de implementação, a organização está a estruturar a sua rede de gestores e voluntários.

O núcleo da Re-food na cidade da Guarda está prestes a iniciar a atividade de recolha, acondicionamento e distribuição de alimentos. Após cerca de um ano de levantamento de necessidades e estruturação burocrática e logística, o núcleo espera abrir as portas à comunidade até ao final de março.
O centro de operações da Re-food Guarda, situado na Rua do Amparo, nº 60, está praticamente pronto a inaugurar e iniciar a sua função principal: “acabar com o desperdício alimentar, direcionando os alimentos para algumas dezenas de beneficiários da cidade mais alta”, refere um comunicado. O projeto conseguiu reunir mais de 50 parceiros como fontes de alimentos, entre setor da restauração, comércio e distribuição alimentar, e mais de uma centena de parceiros de outras áreas, desde a oferta de donativos, cedência de materiais e equipamentos ou prestação de serviços.
A Re-food Guarda procura agora, “na fase final de implementação, estruturar devidamente a sua rede de gestores e de 400 voluntários inscritos e avaliar a sua real disponibilidade para os colocar no terreno, pelo que apela a todos os interessados em aderir ao projeto” refere a organização.
A coordenação da Re-food Guarda refere ainda que “o sucesso do projeto vai depender, a partir de agora, não apenas da organização interna, mas sobretudo da renovação e da presença efetiva dos novos gestores. Procuramos pessoas que se sintam capazes de orientar a equipa e a sua pasta, mas sobretudo pessoas com grande disponibilidade, em horário laboral, com uma atitude pró-ativa e descomplicada”.
A coordenação salienta ainda a necessidade de encontrar novos parceiros do projeto: “tem sido gratificante o acolhimento encontrado, mas o apoio da comunidade ao nível de todo o tipo de empresas, associações e outras entidades ainda é insuficiente para fazer face à gestão corrente do núcleo. Este é um projeto onde realmente todos podem participar, do mecenas ao cidadão voluntário, do comerciante ao prestador de serviços”. Na página de facebook da Re-food Guarda encontra-se um formulário de inscrição para novos voluntários e parceiros. Para mais informações contatar através do Email (refood.guarda@gmail.com); Telemóvel (933508698) ou na página de Internet (www.re-food.org/pt).


Conteúdo Recomendado