Ranking de competitividade. Portugal cai duas posições e fica em 38º lugar

Classificação coloca o país entre as dez economias desenvolvidas menos competitivas. Este índice continua a ser liderado pela Suíça, por Singapura e pelos Estados Unidos.

Portugal caiu duas posições no ranking mundial de competitividade 2015-2016, ficando em 38º lugar. A lista foi divulgada pelo Fórum Económico Mundial.

De acordo com o Relatório de Competitividade Mundial , Portugal surge na posição número 38 nesta edição, uma classificação que coloca a economia portuguesa entre as dez economias desenvolvidas menos competitivas, juntamente com a Grécia (81), a Eslováquia (67), Chipre (65), Eslovénia (59), Malta (48), a Letónia (44), Itália (43), a Lituânia (36) e Espanha (33).

Este índice continua a ser liderado pela Suíça, por Singapura e pelos Estados Unidos. A Alemanha surge na quarta posição (subindo um lugar) e a Holanda fica em quinto lugar (subindo três posições). O top 10 inclui ainda o Japão, Hong Kong, a Finlândia, a Suécia e o Reino Unido.

No final da tabela estão a Guiné, o Chade, a Mauritânia, a Serra Leoa, o Burundi, o Malaui, o Haiti, Moçambique, a Venezuela e Myanmar.

O documento refere que “a maioria das economias desenvolvidas recuperou os seus níveis de competitividade antes da crise” e, tal como nos anos anteriores, ocupam todas os lugares de topo nos rankings.

“No entanto, permanecem algumas disparidades, com alguns países da Europa de Leste e do Sul a ocupar os lugares mais baixos” entre as economias desenvolvidas, sendo de destacar o caso da Grécia, que é “a economia menos competitiva deste grupo”.

A importância do acesso ao financiamento

O acesso ao financiamento é “o principal obstáculo ao crescimento” nas economias desenvolvidas, com a exceção dos Estados Unidos, cujo nível de acesso ao financiamento já está próximo do verificado antes da crise.

Mas, o financiamento da Zona Euro “é muito mais difícil” do que era há oito anos, sendo “um dos factores mais importantes a abrandar o crescimento do continente”.

O relatório, que vai ser apresentado esta manhã em Lisboa, dá conta da emergência de uma divisão na Europa entre os países reformistas e os outros. “Em França, na Irlanda, em Itália, em Portugal e em Espanha, observamos melhorias significativas nas áreas da competitividade do mercado e da eficiência do mercado de trabalho, devido às reformas que estes países implementaram. Por oposição, Chipre e a Grécia falharam na melhoria destes pilares”, lê-se no relatório.


Conteúdo Recomendado