Seia vai acolher a primeira feira regional de queijo, que, no sábado de Carnaval, contará com a participação de 196 produtores Cerca de 196 produtores vão marcar presença na primeira Feira Regional de Queijo Serra da Estrela, que se realiza em Seia no sábado de Carnaval. A estreia deste modelo intermunicipal junta três dos concelhos mais representativos na produção desta iguaria, mas Seia, Gouveia e Fornos de Algodres esperam contar com os municípios vizinhos nas próximas edições.
«A Serra da Estrela é a marca mais importante que temos, pelo que se a nós se juntarem concelhos como Celorico da Beira, Guarda, Covilhã e Manteigas então melhor a valorizaremos», considera Álvaro Amaro, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Serra da Estrela, a entidade organizadora do certame. O também autarca de Gouveia acredita que está em causa o aproveitamento da complementaridade de cada território, mas também o «fortalecimento» da região. «Há 20 anos que se anda a dizer que o modelo das feiras municipais estava estafado e que era importante ganhar escala para honrar e dignificar os produtores de queijo, é isso que vamos fazer», justificou, lamentando que o Ministério da Agricultura passe ao lado deste «momento histórico» ao não apoiar o evento. Para contornar este contratempo, a CIM está a preparar uma candidatura a três anos, num investimento de 450 mil euros, ao Programa Operacional do Centro.
Para Carlos Filipe Camelo, autarca senense, o modelo anterior «não tinha as consequências desejadas» na valorização do produto e na criação de sinergias económicas. «Com esta iniciativa conjunta esperamos fortalecer a cadeia de valor, para benefício dos produtores, e fomentar a notoriedade do queijo Serra da Estrela. Mas também reforçar a importância da sua certificação», adiantou. Por sua vez, José Miranda, edil de Fornos de Algodres, assumiu que este é o caminho certo: «A continuarmos como até aqui qualquer dia não temos queijo nem produtores», avisou, lembrando que metade da população ativa do seu concelho ainda se dedica a este saber tradicional. A primeira Feira Regional de Queijo Serra da Estrela vai decorrer na zona do mercado municipal de Seia, onde estarão os 196 produtores identificados.
Artesanato, produtos locais, tasquinhas, provas de queijo e “show cooking” com os “chefs” Igor Martinho e Hélio Loureiro são outros ingredientes de uma jornada que conta ainda com duas recriações etnográficas, atuações de ranchos folclóricos e das filarmónicas dos três concelhos. Entretanto, hoje, a CIM vai promover o certame na feira têxtil Modtissimo e no Estádio do Dragão (Porto), marcando ainda presença na Bolsa de Turismo de Lisboa e no Dolce Vita Coimbra. A feira realizar-se-á em Gouveia no próximo ano e em Fornos de Algodres em 2013, de acordo com o sorteio realizado aquando da apresentação deste projeto.