Quatro concelhos do continente em risco “máximo”

No distrito da Guarda, Sabugal é o concelho que está em risco “máximo”.

Quatro concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco e Guarda apresentam hoje risco “máximo” de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco ‘máximo’ de incêndio estão os concelhos de Sabugal (Guarda), Vila Velha de Ródão e Proença-a-Nova (Castelo Branco) e Castro Marim (Faro).

O IPMA colocou também em risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental, com exceção de Viana do Castelo.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral Norte e Centro até ao meio da manhã e no final do dia e ainda vento fraco, soprando moderado durante a tarde, de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e de sudoeste no sotavento algarvio.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura mínima nas regiões do interior Norte e Centro e pequena subida da máxima.

No continente, as temperaturas mínimas vão variar entre 09 (Bragança) graus Celsius e os 17 (em Portalegre e Faro) e as máximas entre 23 (Leiria) e 31 (Évora, Beja, Castelo Branco e Santarém).


Conteúdo Recomendado