"O Quarteirão" com anteestreia marcada para dia 25

O filme realizado por Jorge Vaz Gomes, natural da Guarda, vai anteestrear, no próximo dia 25 de fevereiro, pelas 17 horas, no Cine-Teatro Garrett, em Póvoa do Varzim.

A anteestreia do filme surge no âmbito do Correntes d’Escritas, considerado o maior o maior evento literário do país, que decorre de 23 a 27 de fevereiro, na Póvoa de Varzim.

“O Quarteirão” é uma adaptação livre do universo criado pelo escritor Gonçalo M. Tavares na coleção de livros intitulada “O Bairro”, que inclui pequenas histórias inspiradas em vários escritores do séc. XX: Italo Calvino, Robert Walser, André Breton, entre outros.

Algumas destas pequenas histórias servem como ponto de partida para esta adaptação, que pretende criar o mesmo tipo de passagem de tempo, ambiente, encruzilhadas filosófico-banais que existem nos livros d’O Bairro.

Existe uma suposição tácita de que o cinema deve retratar a realidade, no caso de “O Quarteirão”, a ideia é que ele se pareça mais com a literatura, em que não raras vezes as histórias e os acontecimentos relatados se parecem mais com o mundo das ideias do que com a realidade.

A interpretação de “O Quarteirão” estará a cargo de João Tempera, Tónan Quito, Miguel Manso, Susana Blazer, José Neves, Hélio Luís, Solange Santos, Jorge Vaz Gomes, Alice Silva, Pedro Silva e Susana André.

 


Conteúdo Recomendado