Quarta etapa da Taça de Portugal de Maratonas BTT (XCM) discutiu-se em Seia

Seia recebeu, este domingo, a Maratona de Seia / Aldeias de Montanha, prova pontuável para o ranking nacional da Taça de Portugal de Maratonas BTT (XCM).

Esta quarta etapa foi disputada por cerca de 200 atletas federados, concorrentes em diferentes categorias, a que se juntaram mais de uma centena de atletas amadores, naquela que foi a Maratona Lazer.

José Rodrigues (FC Famalicão/Bike Zone/Soniturismo) e Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI) foram os vencedores das provas de elite desta etapa da Taça prova.

Na categoria de elite masculina, os 100 quilómetros terminaram ao sprint, com José Rodrigues a impor-se diante de Davide Marques, corredor da equipa da casa, o Clube de BTT Seia. O terceiro classificado, a 5m48s, foi David Vaz (Saertex Portugal/Edaetech).

A elite feminina completou 70 quilómetros na Maratona de Seia, onde Celina Carpinteiro se revelou a mais forte. Tânia Neves (Clube BTT de Águeda/Blackjack) completou a prova com 11m53s e Flávia Lopes (Vasconha BTT Vouzela) foi a terceira classificada, com 13m06s. Tânia Neves comanda a geral, com 1000 pontos, mais 120 do que Celina Carpinteiro.

Entre os veteranos, os triunfos em Seia pertenceram ao master 30 Luís Martins (Marrazes/Breijinho/Joficina Bike Zone Leiria), ao master 35 Rui Torpes, ao master 40 João Teixeira (Saertex Portugal/Edaetech), ao master 45 Fernando Gouveia (Azurbike Mangualde Team), ao master 50 Carlos Lima (EDV – VianaCycles/EntrePortas/Mypharma), ao master 55 Carlos Cabrita (BTT Loulé/BPI), à master 30 Raquel Marques (ASC/Focus Team/Vila do Conde) e à master 40 Elisete Sousa (BTT Loulé/BPI).

A Saertex Portugal/Edaeteh venceu coletivamente, enquanto a EDV – VianaCycles/EntrePortas/Mypharma foi a melhor equipa master.

Para além dos 200 participantes federados, a Maratona de Seia/Aldeias de Montanha também foi discutida por 100 atletas amadores na Maratona Lazer, um itinerário com 44 kms destinado aos apreciadores desta atividade desportiva, uma oportunidade de percorrer paisagens de grande imponência, por entre Caminhos de Montanha em plena serra da Estrela.

Segundo a Câmara de Seia, “mais do que uma mera competição, a Maratona de Seia é também um produto turístico com elevadas contrapartidas, sobretudo económicas, porque para além de promover os territórios, induz grande dinamismo na economia local”. “Num concelho que é um palco privilegiado para a organização de manifestações desportivas, em diferentes modalidades, Seia continua, desta forma, a afirmar esse posicionamento, consolidando-se como um destino de referência para o Turismo Desportivo, de Saúde e Lazer”, remata fonte da autarquia.


Conteúdo Recomendado