Beira.pt é 24º no Ranking Global de Reputação dos Media

O Beira.pt subiu uma posição relativamente ao mesmo estudo do ano passado.

O Beira.pt surge na 24ª posição no Ranking Global de Reputação dos Media divulgado pelo SCImago Media, que apresenta o mapa de media global para descobrir, avaliar e comparar o desenvolvimento digital, posição e liderança de empresas jornalísticas a partir da perspetiva de sua reputação na web. E analisa a notoriedade, reconhecimento e reputação da imprensa em todo o mundo, seja em suporte de papel ou digital. O Beira.pt subiu uma posição relativamente ao mesmo estudo do ano passado.

Numa amostra de 4.920 média (de todo o mundo), sendo que 54 são portugueses – na região destaca-se o jornal O INTERIOR, aparecendo em 18º lugar no ranking nacional e o portal Beira.pt em 24º lugar, seguindo-se o Jornal do Fundão (28º).

No topo da tabela nacional encontra-se o jornal “Público” (261º do mundo); o “Correio da Manhã” que ocupa o 325º lugar mundial e, o “IOL” em 541º lugar do mundo, seguidos por “Diário de Notícias” e “Observador”. Já o ranking mundial é encabeçado pelo jornal americano “USA Today”, seguido do também americano “The New York Times” e do inglês “The Guardian”.

O estudo da SCImago Media partiu da premissa de que, “para que haja uma reputação reconhecível e comparável, é necessário que essa reputação seja identificada por meio de métricas”. Segundo a organização responsável pelo Ranking Global de Reputação dos Media na Web: “ num ambiente de hipercompetição digital, entendemos que os indicadores de visibilidade web podem servir como métricas válidas para avaliar os media ao ligar a reputação social associada à ideia de marca (capacidade do media de se projetar como um ator influente na sociedade, sendo um prescrever e moldar a opinião pública) com indicadores objetivos e mensuráveis de acesso e vinculação que permitem “benchmarking” global”.

Screenshot 2024 02 01 At 11 38 12 Media Rankings

A SCImago Media é um projeto independente de grupos de media que nasceu como como uma nova frente de desenvolvimento do SCImago Lab, juntamente com pesquisadores das universidades de Granada, Navarra e Pompeu Fabra de Barcelona, para análise mundial à comunicação e imprensa.

Pode consultar o Ranking AQUI.


Conteúdo Recomendado