PS questiona Governo sobre o Centro de Limpeza de Neve na Serra da Estrela

Deputados eleitos pelo PS apresentaram hoje ao Ministério da Economia um conjunto de questões sobre o funcionamento do Centro de Limpeza de Neve, localizado nos Piornos, Serra da Estrela, que foi recentemente criticado pelos autarcas da Covilhã e Seia.

Em requerimento subscrito por Hortense Martins, Acácio Pinto, Paulo Campos e Nuno Figueiredo, os deputados recordam que as críticas apontam no sentido de que “os meios disponíveis para a manutenção e limpeza adequada das vias de circulação poderão ser escassos, tornando regra o corte das estradas e impedindo a circulação até ao topo, mesmo quando tal poderia ser possível”.

“Importa assim saber se os impedimentos de circulação na Serra da Estrela resultam de meios escassos ou de opções de gestão”, fundamentam.

Os socialistas querem assim ver esclarecidas questões como se os meios existentes no Centro de Limpeza de Neve dos Piornos são suficientes ou se está previsto, e para quando, o aumento de recursos humanos e de investimentos em novas máquinas de limpeza.

Questionam igualmente o ministério sobre se “pondera proceder à atribuição da gestão da limpeza das estradas da Serra da Estrela às autarquias”, bem como em que termos é que tal ocorreria.

No início do mês, os autarcas da Covilhã e Seia anunciaram que tinham pedido uma reunião à empresa Estradas de Portugal, que gere aquela estrutura, para dar conta de um conjunto de reivindicações, entre as quais a de uma melhor gestão do Centro de Limpeza de Neve.

Em declarações à agência Lusa, os autarcas também assumiam a possibilidade de esta unidade passar para a alçada municipal.

Na altura, em resposta por escrito a questões apresentadas pela Lusa, a Estradas de Portugal deu conta de alguns dos dados técnicos e de funcionamento de Centro de Limpeza de Neve, sublinhando que este funciona 24 horas por dia e que garante “a gestão prioritária da limpeza das vias”.

“As condições de abertura das vias só são transmitidas às forças policiais quando, e só, se estiverem reunidas as condições de segurança de circulação”, era ressalvado na resposta.


Conteúdo Recomendado