Projeto TELL ME (ASTA) recebe Prémio da UNESCO em Paris

O Projeto TELL ME recebeu em maio, em Florença, o European Language Label, atribuído pela Comissão Europeia, a que se junta agora o Confucius Award, atribuído pela UNECO.


Sério Novo em representação do Nuovo Comitato il Nobel per i Disabili, líder do consórcio que desenvolveu o projeto TELL ME, acaba de receber na sede da UNESCO, em Paris, França o Prémio Confúcio de Alfabetização, que a UNESCO atribui, com o apoio do governo da República Popular da China.

Segundo uma nota informativa, o TELL ME é um projeto científico de investigação que junta o ensino ao teatro, e através das suas potencialidades conseguir chegar mais longe no que diz respeito ao ensino da língua e da matemática.


A cerimónia decorreu ontem, dia 9 de setembro, em Paris. E, no dia 28, deste mês, terá lugar nova cerimónia na cidade chinesa de Qufu, local de nascimento do filósofo chinês que dá nome ao prémio.


O Prémio Confúcio, estabelecido pela UNESCO, é um reconhecimento para aqueles que se dedicam à alfabetização de adultos. Em 2019, o prémio teve como tema de referência “Alfabetização e Multilinguismo” e foram distinguidos três projetos a nível mundial, incluído o Tell Me.


A implementação e coordenação do projeto em Portugal esteve a cargo de Sérgio Novo, presidente e diretor artístico da ASTA. O TELL ME é um projeto europeu ímpar no campo do ensino não formal da língua e da matemática, tendo como ferramenta o teatro. Foi desenvolvido nos últimos dois anos, tendo juntado, num consórcio europeu, várias estruturas que se dedicam ao ensino e às artes dramáticas. Este pioneiro projeto foi financiado pela União Europeia ao abrigo do programa Erasmus +.


A ASTA foi a companhia escolhida para representar Portugal nesta inovadora metodologia, que visa ensinar as populações migrantes na aprendizagem da língua e da matemática ao chegarem a um país desconhecido.


Além da ASTA, a equipa do projeto junta as associações IFALL – Integration for Alla de Örkelljunga, da Suécia; e dois relevantes organismos de Itália: o Nuovo Comitato, de Gubio, associação criada pelo Nobel da Literatura Dario Fo, representada pelo seu filho Jacopo Fo, diretor científico do projeto e a ANL – Associazione Nuovi Linguaggi, da cidade de Loreto.


Segundo a nota informativa, “trata-se de um projeto experimental que foi concluído com enorme êxito”. Foram desenvolvidas várias ferramentas e metodologias ao longo destes dois anos de trabalho e pesquisa que decorreu em Portugal, Itália e Suécia, tendo a equipa pedagógica e criativa do Tell Me desenvolvido vários materiais didáticos, de entre os quais faz parte um manual para o ensino da língua e da matemática, disponível em cinco idiomas (Português, Inglês, Italiano, Sueco e Turco), e que está disponibilizado no site do projeto, para download gratuito em www.tellmeproject.com.


Embora o projeto já tenha terminado, as ações do TELL ME continuam. Até 2020, serão realizadas várias oficinas nos Centros de Educação de Adultos, que decorrerão nas 20 regiões italianas, bem como em toda a Andaluzia, em Espanha. Outro dos objetivos será traduzir o manual contruído durante o desenvolvimento do TELL ME para alemão, francês e espanhol, e consequentemente disseminar a metodologia do projeto nos países de língua espanhola, alemã e francesa.


Conteúdo Recomendado