Quatro distritos junto para a internacionalização com a marca "Terras Altas"

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Quatro distritos do interior de Portugal juntaram-se num projeto comum para lançar as bases para a conquista de mercados internacionais com a marca-chapéu “Terras Altas”.

O projeto para a internacionalização das empresas de Bragança, Vila Real, Castelo Branco e Guarda foi apresentado esta quarta-feira em Bragança e resulta de uma parceria das associações empresariais destes distritos. O objetivo é desenvolver, até 2015, “uma estratégia conjunta para a internacionalização das empresas destas quatro regiões, projetando e ajudando a identificar oportunidades de negócio e contribuindo para a construção de uma maior notoriedade internacional para a Região Interior do Norte e Centro de Portugal – as Terras Altas”, segundo os promotores. Eduardo Malhão, presidente do Nerba, a associação empresarial do Distrito de Bragança, espera que este projeto permita “desenvolver uma estratégia capaz de valorizar estas regiões e criar uma ferramenta que capacite as empresas ao nível da internacionalização”. De acordo com o representante dos empresários, na região de Bragança apenas “uma pequena minoria, cinco a seis por centos das empresas exportam os seus produtos” e a base do tecido empresarial regional assenta essencialmente em empresas familiares. Eduardo Malhão espera que este “não seja um mero projeto e que se crie valor acrescentado para a economia e empresas da região”. Para o consultor Luís Ferreira, “o mais difícil será conseguir convencer os empresários a fazerem um esforço de internacionalização em conjunto”, o que implica “unir produtos, criar estratégias comuns”. Os promotores selecionaram já três potenciais mercados para avançar: Luxemburgo, Moçambique e Canada. Este projeto de internacionalização está focado essencialmente nos pequenos negócios regionais que se propõe projetar além-fronteiras com a marca chapéu “Terras Altas” pró-forma “a dar outra dimensão a esses pequenos negócios”.


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