Projeto para fábrica de pellets de giesta na Guarda vence "Prémio InovEmpreende 2014"

Peletes de giesta para aquecimento, queijo de leite de burra e pastel de nata de figo da índia sem ovos foram os projetos vencedores do “Open Day InovEmpreende”, que a Associação Industrial Portuguesa (AIP) realizou, no dia 9 de outubro, nas instalações da Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA).

O primeiro recebeu o “Prémio InovEmpreende 2014”, no valor de 2500 euros, e os segundo e terceiro, o “Prémio PPL”, plataforma de “crowdfunding” (ou financiamento colaborativo) que irá acompanhar aqueles novos negócios com o objetivo de angariação de fundos através de uma comunidade online.

“GPellets”, o projeto vencedor na região do “Prémio InovEmpreende 2014”, da autoria de Bruno Almeida, João Ferreira e Fernando Gouveia – e acompanhado pela mentora Teresa Paiva, do IPG – tem como objetivo a criação de uma empresa para valorização e limpeza de terrenos florestais e agrícolas. A biomassa recolhida, sobretudo a giesta, será então utilizada como fonte de calor e energia (lareiras, caldeiras, salamandras, entre outros) depois de transformada em “pellets” (ou peletes), ou seja, cilindros compactados com poucos centímetros de comprimento.

A produção de queijo de leite de burra, iguaria cara e rara no mundo, é o objetivo do projeto de Cláudia Pereira, ideia de negócio acompanhada pelo mentor Rui Dias, e com forte componente de inovação e investigação científica. A empreendedora conseguiu chegar a um protótipo e à opinião favorável de alguns dos mais prestigiados e premiados chefes portugueses.

“Pastel de nata de figo da índia sem ovos”, de Maria Adelina Mendes (mentor Jorge Filipe Vaz), é um projeto que pretende explorar as potencialidades da planta sobretudo na alimentação e cosmética. Pastel do fruto, farinha e óleo do mesmo são variantes muito apreciadas, produtos obtidos, divulgados e comercializados pela autora.


Conteúdo Recomendado